Autor |
Pigato, Decio Tadeu Dalcin; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0025475475221677; |
Orientador |
Klaus, Viviane; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8988903289836641; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Diagnóstico da realidade dos estudantes como parâmetro da gestão educacional na Rede Municipal de Educação de Viamão; |
Resumo |
A partir da importância de entender quem são os sujeitos da educação, no presente trabalho, buscou-se compreender a realidade existente na Rede Municipal de educação situada no município de Viamão, Estado do Rio Grande do Sul, na condução do diagnóstico da realidade dos estudantes do Ensino Fundamental. O objetivo geral desta pesquisa foi elaborar uma metodologia de diagnóstico da realidade dos estudantes como parâmetro de gestão. Como objetivos específicos, buscou-se aprofundar a temática pesquisada, visando a ampliar os conhecimentos e permitir uma melhor conexão entre os diferentes conceitos de um aluno ideal; entender a importância de reconhecer as diferenças e de construir levantamentos socioantropológicos sobre a realidade local. Para tanto, estruturou-se a pesquisa em três pilares: como o município faz hoje, o que a PENSE 2012 (Banco de dados) trouxe de importante e quais as principais tendências apontadas pela pesquisa, considerando o que a literatura recomenda. Este estudo investigativo teve como metodologia a pesquisa bibliográfica, pesquisa na Secretaria Municipal de Educação de Viamão (com realização de entrevistas e coleta de documentos) e pesquisa em banco de dados público (IBGE: PENSE, 2012). O trabalho gerou dois produtos para a rede educacional: a ampliação do cadastro dos alunos, com a construção de um parâmetro incluindo variáveis que contemplem melhor a diversidade presente nas escolas; e apontamentos para a elaboração de uma pesquisa socioantropológica na Rede Municipal.; |
Abstract |
Considering the importance of understanding who the subjects of education are, this study is an attempt to understand the reality of the education network in the city of Viamão, in the state of Rio Grande do Sul, in performing the diagnosis of elementary school students’ profiles as a parameter of educational management. The aim of this research is to formulate a methodology for diagnosis of students' reality as a management parameter. As specific objectives, the study attempts to deepen the topic, aiming at increasing the knowledge about it and enabling a better connection between the different concepts of the ideal student; to understand the importance of both acknowledging the differences and formulating social anthropological surveys of the local reality. In order to do that, the research has been grounded on three pillars: the way the city conducts the process today, important actions PENSE 2012 (database) has taken, and the main trends pointed by the research, considering what the literature has recommended. The methodology of this investigative study comprehended a bibliographical research, a research at the Municipal Secretariat of Viamão (with interviews and document collection), and research in a public database (IBGE: PENSE, 2012). The study has led to two outcomes for the educational network: widening of the students’ records with the formulation of a parameter including variables that are more suitable to the diversity seen in the schools; and notes for the formulation of a social anthropological research in the Municipal Network.; |
Palavras-chave |
Perfil dos estudantes; Diagnóstico; Gestão educacional; Ensino fundamental; Pesquisa socioantropológica; Student profile; Diagnosis; Educational management; Elementary school; Social-anthropological research; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2016-11-16; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6001; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |