Autor |
Cezaro, Hérom Silva de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0660083830706959; |
Orientador |
Schmitz, Pedro Ignácio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1125239815915680; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A arte pré-histórica no Extremo Sul Catarinense-SC: um estudo de caso do sitio de arte pré-histórica “Toca do Tatu” e das ocorrências Malacara, Josafaz I e Salto da Serrinha; |
Resumo |
A presente Dissertação de mestrado tem por objetivo fazer o mapeamento, o registro, a análise tipológica e técnica dos sítios e ocorrências arqueológicas de Arte Pré-histórica registrados nos contrafortes da serra geral catarinense, dentro do polígono do Projeto de Pesquisa Arqueologia Entre Rios: do Urussanga ao Mampituba, da Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC, e sua comparação com os sítios de Arte Pré-histórica registrados por outros autores em regiões próximas. O intuito é perceber similaridades e diferenças entre padrões gráficos, técnicos e ambientais e assim contribuir para o panorama arqueológico e da Arte Pré-histórica do extremo sul catarinense. Na manipulação do material se acentuaram as diferenças entre os sítios e as outras ocorrências registrados em áreas próximas, mas sobrou uma sensação de parentesco entre todos os sítios da região, sua ligação com a ‘tradição pisadas’ de gravuras e, com relação à população executora, sobressaiu a da tradição cerâmica Itararé.; |
Abstract |
This Master thesis aims to map the record, the typological and technical analysis of the archaeological sites of prehistoric art registered in the foothills of the Santa Catarina general saw, within the research polygon Archaeology project Entre Rios of Urussanga to Mampituba, the Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC, and its comparison with the prehistoric art sites registered by others in nearby regions. The aim is to understand similarities and differences between graphic patterns, technical and environmental and thus contribute to the archaeological landscape and the Prehistoric Art of the southern tip of Santa Catarina. In handling the material they have widened the differences between sites and other occurrences registered in nearby areas but left a feeling of kinship between all sites in the region, its connection with the 'trodden tradition' of prints and, with respect to the executor population , stood the Itararé ceramic tradition.; |
Palavras-chave |
Arte pré-histórica; Extremo sul Catarinense; Tradição Pisadas; Tradição Itararé; Prehistoric art; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::História; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2016-07-18; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5779; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em História; |