Resumo:
Este estudo decorreu de uma pesquisa sobre docência universitária realizada em uma instituição de ensino privada localizada na Serra Gaúcha, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Envolveu cursos que formam Administradores, Gestores de Recursos Humanos e Processos Gerenciais. O desafio de trabalhar com docentes do ensino superior, na sua grande maioria, profissionais liberais, demonstra a importância da problematização, ao mesmo tempo, da provocação de reflexões críticas sobre as práticas educacionais. Logo, os Programas de Formação Docente necessitam contemplar as necessidades docentes, e também, que sejam provocadores de reflexão, desestabilizadores do posto, provocadores de uma cultura docente reflexiva/colaborativa. A partir desse pressuposto, o objetivo desse trabalho de pesquisa foi construir estratégias de gestão que visassem o desenvolvimento profissional, pessoal e coletivo da equipe de docentes que coordeno, buscando significar a aprendizagem dos alunos e qualificando dessa forma, minha prática enquanto gestora educacional e dos docentes. Para isso, procurou-se conhecer melhor o grupo de docentes com os quais atuo, identificar as necessidades de qualificação deste corpo docente para o aperfeiçoamento de sua prática educativa, construir e implementar estratégias de ensino-aprendizagem que problematizassem mitos e verdades já estabelecidos, além de estabelecer pressupostos teórico-metodológicos que sustentassem as práticas de gestão e docência cooperativas. A abordagem investigativa foi predominantemente qualitativa e como instrumentos de coleta de dados utilizou-se questionários, encontros de formação, grupos dialogais formados por docentes dos três cursos pesquisados. Para compreender o objeto de estudo, foi preciso tomar como pano de fundo a formação docente. Também foram fundamentais os estudos sobre gestão educacional e competências. Os aportes de Zeichner e Schön, discutidos por Nóvoa (1995), Campos e Pessoa (1998), Geraldi e Messias (1998), além de Freire (1998), Rios (2011), Lück (2006 e Broilo (2015) contribuíram significativamente para a compreensão teórica dos achados. Os resultados demonstraram que os professores, nas suas trajetórias, enfrentam a complexidade da prática educativa e constroem, cada um deles, o seu modo de ser professor no próprio exercício dessa prática; durante os encontros de formação propostos me deparei com profissionais satisfeitos com os encontros, como oportunidade de qualificar suas práticas, entusiasmados em dar continuidade aos mesmos e que experimentavam em suas aulas muitas das metodologias e reflexões vividas na formação. Além disso, percebeu-se que a experiência profissional constitui-se em fonte de aprendizagem sobre o trabalho docente, assim como auxílio para o enfrentamento das dificuldades surgidas no dia a dia, o que evidencia que a formação continuada é valorizada pelos participantes deste estudo. Foi possível, identificar, também, que as instituições precisam investir em setores pedagógicos para dar apoio aos docentes, bem como aos próprios coordenadores de curso, que muitas vezes assumem a incumbência de levar adiante essa formação, sem necessariamente estarem preparados para isso.