RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Estratégias para minimizar a evasão e potencializar a permanência em EAD a partir de sistema que utiliza mineração de dados educacionais e learning analytics

Mostrar registro simples

Autor Portal, Cleber;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5491721289171337;
Orientador Schlemmer, Eliane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5391034042353187;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Estratégias para minimizar a evasão e potencializar a permanência em EAD a partir de sistema que utiliza mineração de dados educacionais e learning analytics;
Resumo A presente dissertação de mestrado, desenvolvida no contexto do Grupo de Pesquisa Educação Digital GPe-dU UNISINOS/CNPq, vinculada à Linha de Pesquisa Educação, Desenvolvimento e Tecnologias do Programa de Pós-Graduação em Educação, investigou como são elaboradas as estratégias utilizadas pelos diferentes atores envolvidos no contexto da Educação a Distância (EaD), para minimizar a evasão e potencializar a permanência dos estudantes nessa modalidade, tendo como subsídios um conjunto de informações e indicadores gerados por um sistema, o GVWise, que faz uso de mineração de dados e Learning Analytics. A pesquisa é exploratória, de natureza qualitativa. Fundamenta-se na Teoria Ator-Rede (LATOUR, 2012) e faz uso da metodologia da cartografia das controvérsias. (LATOUR, 2012). Envolve, ainda, uma análise documental nos registros do sistema – ator não humano - ANH e entrevistas semi-estruturadas com os atores humanos - AH, em diferentes instâncias: coordenadores vinculados à gestão da EaD e aos cursos de graduação, professores e tutores dos respectivos cursos. O objetivo principal consistiu em compreender de que forma as informações fornecidas pelo sistema estão sendo compreendidas pelos diferentes atores, bem como perceber se as articulações dessas informações estão sendo eficientes no sentido de contribuir para a criação de estratégias que possam minimizar a evasão e potencializar a permanência dos estudantes nessa modalidade. Os principais resultados obtidos indicam, no que se refere ao ANH – sistema, que esse fornece um conjunto de informações, as quais, quando articuladas, evidenciam que a maior evasão ocorre antes da avaliação, ou seja, da realização dos Graus B e C. No que se refere aos AH da gestão em EaD e dos cursos, bem como os professores e tutores, os resultados evidenciam compreensões distintas e singulares sobre a evasão e a permanência, bem como sobre a forma de articular as informações fornecidas pelo sistema, na criação de estratégias para minimizar a evasão e potencializar a permanência do estudante na EaD, embora esses AH integrem a mesma equipe mas com funções diferentes. Esse resultado se manifesta como controvérsia, as quais são acessadas por meio da abertura das caixas pretas, no momento em que esses atores são instigados a refletir sobre as estratégias utilizadas. As relações dos AH se apresentam distanciadas uns dos outros, principalmente na disciplina de maior evasão. Produzem uma comunicação pouco eficiente ou ineficiente, gerando obstáculos no campo metodológico da disciplina, dificultando possíveis mudanças positivas e restringindo o desenvolvimento dos processos pedagógicos. A estratégia de contatar o AH estudante, se usado de forma adequada, pode colaborar e abrir possibilidades para a melhor compreensão do fenômeno da evasão e ampliação da visão estratégica institucional. Como principal contribuição da dissertação apresenta-se o diagrama das mediações, ou seja, o desenho da distribuição da mobilidade, os movimentos na construção, na busca por uma estratégia que possa minimizar a evasão e potencializar a permanência do estudante em EaD.;
Abstract The currrent dissertation of Master’s Degree, developed in the context of Grupo de Pesquisa Educação Digital GPe-dU UNISINOS/CNPq (Research Group on Digital Education GPe-dU UNISINOS/CNPq) bound to Linha de Pesquisa Educação, Desenvolvimento e Tecnologias do Programa de Pós-Graduação em Educação (Line of Research Education, Development and Technologies of the Program of Postgraduate in Education) investigated how the strategies used were made by different actors, enfolded in the context of Distance Education (EaD) to minimize evasion and potentiate the permanence of students in this modality, having as subsidy a set of information and indexes generated by a system, the oGVWise, which makes use of data mining and Learning Analytics. The research is exploratory, of qualitative nature, having as a basis the Teoria Ator-Rede (the Actor-Net Theory) (LATOUR, 2012) and makes use of the methodology of the cartography of controversies.(LATOUR, 2012). It still enfolds a documental analysis in the registers of the system – non human actor – NHA, and semi-structured interviews with the human actors – HA, in different instances: Coordinators bound to the managements of EaD and to the courses of graduation, professors and tutors of the related courses. The main goal consisted in understanding how information given by the system are being understood by different actors, as well in noticing if the articulations of these information are being efficient in the sense of contributing to the creation of strategies that might minimize the evasion and potentiate the permanence of students in this modality. The main results obtained indicate, in what relates to NHA – system, that this one gives a set of information, which when articulated, give evidence that the major evasion happens before the evaluations, it means, of the accomplishment of Degrees B and C. Relating to HA of management in EaD and of the courses, as well as the professors and tutors, the results give evidence to different and singular comprehensions on evasion and permanence, as well as on the way of articulating the information given by the system, on the making of strategies to minimize evasion and potentiate the permanence of the student in EaD, however these HA integrate the same team. This result is manifested as controversy, which are accessed by means of opening the black boxes, in the moment that these actors are instigated to reflect on the used strategies. There is is a detachment among HA, mainly in the discipline of major evasion, that produce little efficient communication or inefficient generating obstacles in the methodological field of the subject, making difficult possible positive changes and restraining the development of pedagogical processes. The strategy of contacting a HA student, if a proper way is used, might collaborate and open possibilities to the comprehension of the phenomenon of evasion and enlargement of the institutional strategic vision. As main contribution of the dissertation the diagram of mediations is presented, it means, the design of the distribution of mobility, the movements of construction, the search for a strategy that might minimize evasion and potentiate the permanence of the student in EaD.;
Palavras-chave Evasão; Permanência; Estratégia; Educação a distância; Learning analytics; Mineração de dados; Evasion; Permanence; Strategy; Distance education; Learning analytics; Data mining;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-02-29;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5409;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística