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Percursos de formação profissional de estagiárias de pedagogia em um serviço de apoio especializado (1995-2015)

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Autor Silva, Miriã Zimmermann da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4702338192944192;
Orientador Dal’Igna, Maria Cláudia;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9564879599544686;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Percursos de formação profissional de estagiárias de pedagogia em um serviço de apoio especializado (1995-2015);
Resumo A presente dissertação propõe-se a investigar os percursos formativos de estagiárias de Pedagogia em um serviço de apoio especializado (SAI-SIAPEA-Educas) ao longo de seus 20 anos de existência. Fundamentada pelos campos teóricos dos Estudos em Docência, dos Estudos em Pedagogia e dos Estudos Foucaultianos, a pesquisa teve como objetivo identificar, descrever e analisar práticas discursivas e não-discursivas que operam e/ou operaram na formação profissional dessas estagiárias no período entre 1995 e 2015. Para compor o corpus da pesquisa, inseri-me no acervo documental permanente do serviço, organizando, identificando e selecionando os documentos produzidos pelas estagiárias (Projeto de Estágio Curricular, Projeto de Intervenção e Pesquisa, Projeto de Prática Relatório Anual, Relatório de Estágio Curricular, Relatório de Intervenção e Pesquisa, Pareceres, dentre outros). Ao eleger a genealogia como perspectiva metodológica e a prática como conceito-ferramenta, realizei o exame desses documentos. A partir desse movimento de análise, foi possível identificar e analisar duas práticas discursivas e não-discursivas operantes nos percursos formativos das estagiárias de Pedagogia nos diferentes períodos do serviço. A prática de psicologização da Pedagogia, operando a partir da ênfase na aprendizagem e do esmaecimento do ensino, produz efeitos nas formas de intervenção das estagiárias, que passam a atuar como orientadoras terapêuticas, buscando estimular os desejos das crianças e proporcionar-lhes prazer. A prática de fragilização dos saberes pedagógicos opera constituindo, por meio de uma perda de valor na transmissão dos conteúdos escolares e de uma ênfase no respeito ao ritmo individual de cada criança, a formação profissional das estagiárias da Pedagogia, que passam a atuar como facilitadoras ou mediadoras da aprendizagem, buscando a promoção da inovação e afastando-se da sua responsabilidade pedagógica.;
Abstract This thesis proposes to investigate the training paths of Undergraduate Pedagogy Course trainees in a specialist support service (SAI-SIAPEA-Educas) throughout its 20 years of existence. Founded by theoretical fields of Studies in Teaching, of Studies in Pedagogy and Foucauldian Studies, the research aimed to identify, describe, and analyze discursive practices and non-discursive operating and/or operated vocational training of these trainees between 1995 and 2015. To compose the research corpus, I worked in the permanent service documents collection, organizing, identifying, and selecting documents produced by the trainees (Curriculum Internship Project, Intervention and Research Project, Practical Project, Annual Report, Training Report Curriculum, Intervention and Research Report, Opinions, among others). By electing genealogy as methodological perspective and practice as a concept tool, I conducted the examination of those documents. From that analysis movement made it possible to identify and analyze two discursive and non-discursive operative practices in the training paths of Undergraduate Pedagogy Course trainees in different periods of service. The practice of psychologizing the Pedagogy operating from the emphasis on learning and teaching fading, take effect in the forms of intervention of trainees who come to serve as therapeutic guiding, seeking to stimulate the children's wishes and give them pleasure. The practical of weakening the pedagogical knowledge operates constituting through a loss of value in the transmission of educational content and an emphasis on respect for the individual rhythm of each child, the professional qualification for Undergraduate Pedagogy Course trainees who can act as facilitators or mediators of learning, seeking to promote innovation and moving away from their pedagogical responsibility.;
Palavras-chave Pedagogia; Docência; Formação profissional; Genealogia; Prática; Psicologização; Pedagogy; Teaching; Professional qualification; Genealogy; Practice; Psychologizing;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-01-19;
Agência de fomento UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5240;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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