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Proposta de metodologia para estudo de demanda de cursos técnicos no IFRS – Campus Osório

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Autor Wichrestink, Andrei Nasser;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7930284507470127;
Orientador Fritsch, Rosângela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5203131170203547;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Proposta de metodologia para estudo de demanda de cursos técnicos no IFRS – Campus Osório;
Resumo Esta pesquisa teve como lócus o Campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), localizado no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, presente desde agosto de 2010, é a primeira escola pública federal da região. Este trabalho constitui-se na elaboração de uma proposta de metodologia de estudo de demanda de cursos técnicos que atendam tanto as necessidades da comunidade onde o IFRS Campus Osório está inserido, quanto aos Arranjos Produtivos Locais (APL) da região, bem como sirva de modelo para aplicação em outros Campi do IFRS. A pesquisa apresenta inicialmente, um trabalho de fundamentação bibliográfica, trazendo um histórico da educação técnica e profissional no Brasil, da criação dos Institutos Federais, do IFRS e do Campus Osório. A segunda etapa constitui-se da elaboração da metodologia, embasada em bibliografias, em dados primários e secundários relativos à caracterização do local de prospecção do Campus, à estrutura do instituto e suas bases legais, ao perfil e expectativa dos estudantes em potencial, ao mapeamento da concorrência e da demanda profissional. A partir da pesquisa, foi possível identificar e descrever elementos necessários para o desenvolvimento de uma pesquisa que elabora uma metodologia no intuito de identificar, na região pesquisada, eixos tecnológicos e cursos técnicos que contemplem os APLs e as demandas da sociedade. Por fim, os dados pesquisados, relacionados ao Campus Osório, seja sobre APLs ou pela pesquisa de intenções de cursos realizada com a comunidade, direcionam primeiramente para continuidade e ampliação de cursos técnicos relacionados ao setor de serviços.;
Abstract This research was conducted at the Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Osório - located on the north coast of Rio Grande do Sul, which was established in August, 2010. It is the first federal public school in the region. This study is about developing a methodology to define the demands for technical courses that meet both the needs of the community where the IFRS Campus Osorio is inserted and the Local Productive Arrangements (LPA) in the region, as well may serve as a model for application in other IFRS campuses. The first part of the dissertation presents a literature review on the history of the technical education in Brazil, the creation of the Federal Institutes, the foundation of the Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFRS), and the establishment of the IFRS Campus Osório. The second part describes the proposed methodology which is based on: relevant literature, primary and secondary data related to the characterization of the prospective site for the Campus, the institute's structure and its legal basis, the profile and expectations of potencial students, the competition and professional demand mapping. Through this research, it was possible to identify and describe the elements required for the development of a research that elaborates a methodology in order to identify, in the area surveyed, technological axes and technical courses that address the LPAs and the demands of the local society. To conclude, the data collected about the Campus Osorio, both on the LPAs and the survey conducted with the community on demand of courses, mostly indicates the continuity and expansion of technical courses related to the services sector.;
Palavras-chave IFRS - Campus Osório; Metodologia; Educação para o trabalho; Educação profissional; Methodology; Education for work; professional education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-03-04;
Agência de fomento IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5199;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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