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Gênero, raça e classe: discursos de mulheres negras acadêmicas e mulheres negras comunitárias

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Autor Silva, Daiane Severo da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2077761050224537;
Orientador Follmann, José Ivo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2801367846512759;
Co-orientador Pinheiro, Adevanir Aparecida;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/9451790031915888;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Gênero, raça e classe: discursos de mulheres negras acadêmicas e mulheres negras comunitárias;
Resumo A dissertação busca compreender e analisar os discursos de trajetória de vida das mulheres negras com intersecção de gênero, raça e classe no ensino superior e na comunidade. Escolher pesquisar sobre as mulheres negras na universidade foi por observar estatísticas desfavorecidas, que revela que as mulheres negras são minoria na universidade. Quando na comunidade verifiquei muitos anseios e conflitos a partir das vivências e enfrentamentos cotidianos, principalmente em como trabalhar as dificuldades femininas. Além disso, identifiquei a militância com mais força e ação política. Mediante as entrevistas, observações e diário de campo certifiquei semelhanças e diferenças que dizem respeito a cada contexto. Dessa forma, através das categorias Identidade/Identificação, Autoestima, Grupos, Olhares, Violências simbólicas e Família é possível verificar essas distinções. A presença da mulher negra na universidade e na comunidade provoca a problematização acerca dos discursos articulados quanto a tríplice opressão e discriminação de gênero, raça e classe a qual exclui e invisibiliza as mulheres negras de serem protagonistas de suas histórias e ascensão social a qual não possibilita uma vida de oportunidades, sucesso, conforto e estabilidade. O estudo tem como referência epistemológica Sueli Carneiro, Nilma Lino Gomes, Petronilha Silva, Kabengele Munanga, Matilde Ribeiro, Jurema Werneck, Chimamanda Adichie, Karl Marx, Angela Davis e outros.;
Abstract The thesis aims to understand and analyze the discourses on life trajectories by black women intersecting gender, race and class at the university and in the community. Choosing to research about black women at the university has been justified on the observation of disadvantaged statistics, which reveal that black women are a minority at the university; while they face much anxiety and conflicts due to daily experiences, especially when it comes to working with female trouble. Besides that, it has been identified more strength and political action in the militancy. Through interviews, observations and field diary, the study shows similarities and differences according to diverse contexts. Through the categories Identity/Identification; Self-steam; Groups; Looks; Symbolic Violence and Family it is possible to verify such distinctions. The presence of black women at the university and in the community provokes the problematization of the discourses articulated to the triple gender oppression and discrimination, race and class, which excludes and impedes black women from being the protagonists of their own story and social ascension and does not permit a life of opportunities, success, comfort and stability. The study has as epistemological reference Sueli Carneiro, Nilma Lino Gomes, Petronilha Silva, Kabengele Munanga, Matilde Ribeiro, Jurema Werneck, Chimamanda Adichie, Karl Marx, Angela Davis and others.;
Palavras-chave Mulher negra; Discursos; Comunidade; Universidade; Black women; Discourse; Community; University;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-02-29;
Agência de fomento UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5179;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


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