Autor |
Carvalho, Mônica Timm de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7496283243739841; |
Orientador |
Casartelli, Alam de Oliveira; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0325261242765065; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Gestão Educacional e Gerenciamento Estratégico: uma integração por meio da metodologia de Balanced Scorecard (BSC) aplicada à realidade de escola de Educação Básica; |
Resumo |
Este estudo propõe-se a integrar Gestão Educacional e Gerenciamento Estratégico, tendo como corpus de pesquisa o Colégio Israelita Brasileiro, escola de Educação Básica. A investigação parte da análise crítica da atual formulação estratégica dessa instituição de ensino para construir, através da metodologia de Balanced Scorecard (BSC), um modelo de descrição e avaliação de desempenho organizacional que permita a gestão do contínuo alinhamento da Escola às demandas do seu tempo. Para a análise do posicionamento estratégico do Colégio Israelita Brasileiro, foram realizados estudos exploratórios e qualitativos, os quais alicerçaram-se em pesquisa documental, procedimentos de benchmarking e na escuta a representantes da instituição por meio da realização de grupos focais e entrevista semiestruturada. As informações obtidas nessa etapa serviram de subsídio para a construção do Mapa Estratégico da Escola e para a definição de indicadores de desempenho associados a cada um de seus principais objetivos. Como resultado da investigação, há a indicação da revisão do posicionamento estratégico do Colégio Israelita Brasileiro. Uma nova formulação foi concebida e descrita em perspectivas estratégicas, objetivos e indicadores de desempenho, conforme proposto pelo Balanced Scorecard (BSC), visando contribuir com a Escola em seu processo de adoção de práticas de gerenciamento estratégico para a obtenção da excelência pretendida.; |
Abstract |
The purpose of this study is to integrate Educational Management and Strategic Management, having the Elementary School at Colegio Israelita Brasileiro as its corpus of research. This project starts with the review of the current strategic formulation of this educational institution to build through the Balanced Scorecard (BSC) methodology, a description model and an organizational performance assessment that enables the management of continuous alignment of the School to the demands of its time. Exploratory and qualitative studies were conducted for the analysis of the strategic positioning of Colegio Israelita Brasileiro. The studies were based on data research, benchmarking procedures, focus groups interviews and semi-structured interviews with the school representatives. The information obtained from this step served as a subsidy for the construction of the School Strategic Map and the definition of performance indicators associated with each of its main objectives. As a result of the investigation, there is the indication of a review of the strategic positioning of Colegio Israelita Brasileiro. A new formulation was designed and described in strategic perspectives, objectives and performance indicators, as proposed by the Balanced Scorecard (BSC), to contribute to the school in their adoption process of strategic management practices to achieve the desired excellence.; |
Palavras-chave |
Gestão educacional; Gerenciamento estratégico; Estratégia; Indicadores de desempenho; Balanced scorecard (BSC); Educational management; Strategic management; Performance indicators; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2015-03-27; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4824; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |