Mostrar registro simples

Autor Szulczewski, Deise Maria;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9992371262975920;
Orientador Lopes, Maura Corcini;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3876751682370290;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Formas de ser professor na EaD: práticas que contam de si;
Resumo A presente dissertação tem por objetivo problematizar a constituição do professor do Ensino Superior que atua ou já atuou na EaD. Baseada nas ideias de Michel Foucault a pesquisa desenvolve-se na operação de conceitos/ferramentas da governamentalidade e, como constituintes desta, do governamento e da subjetivação. Como material de pesquisa foram utilizadas entrevistas-narrativas com professores que trabalham ou já trabalharam na EaD. Dividida em seis capítulos as reflexões desenvolvidas permitem ver tanto as ações de Estado, quanto teorizações de intelectuais da área da Educação e ações dos professores sobre si mesmos na constituição do professor EaD. Foi possível afirmar com a pesquisa, entre outras coisas, que cursos de formação tecnológica constituem uma aleturgia necessária para que os professores sintam-se capacitados para tal modalidade de educação e que agindo sobre os professores há uma rede discursiva que dificulta, muitas vezes, inovações no campo, pois ainda está muito balizada pela educação presencial. Também, foi possível afirmar que atravessados pelas verdades que constituem a educação presencial, os professores agem sobre si mesmos exigindo e delineando a EaD pelas formas de orientar, planejar e sentir-se professor na educação presencial. Com a pesquisa pretende-se contribuir com as discussões na área da Educação dispondo de problematizações capazes de orientar ações que permitam gerar outras formas de formação de professores para atuarem na EaD.;
Abstract This dissertation has as its objective problematize the development of the professor who works or have already worked at distance education programs. The research is based on the ideas of Michel Foucault and it is developed into the concepts of political governmentality, and its constituents: government and subjectivation. Interviews with professors who work or have already worked at distance education programs have been used as a research material. The reflections developed are divided into four chapters and allow us to see the actions of the State, as well as the intellectual theorizations in the field of Education, and the actions of professors on themselves in the development of distance education professionals. It was possible to state through the research a series of other things. First the technological education courses constitute a necessary aleturgia in order to make professors feel capable of working at this education method. Secondly there is a discursive net acting on the professors that raises difficulties in innovating this teaching field due to its trivialization caused by onsite education. Finally due to the influence of the truths that constitute the onsite education, professors have been acting on themselves demanding and outlining the distance education programs in the same the way they have guided and prepared the onsite education programs. This research intends to contribute to the discussions about the Education field disposing of problematizations that are able to guide actions that generate other ways of training professors that will work at distance education.;
Palavras-chave Professor; EaD; Governamentalidade; Subjetivação; Distance Education Professor; Governmentality; Subjectivation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2013;
Agência de fomento CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4705;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística