Autor |
Staub, Gilmar; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3133920945334887; |
Orientador |
Lopes, Daniel de Queiroz; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7406028970099205; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Projetos de vida e emancipação: constituindo o ser-sujeito cidadão no Pão dos Pobres; |
Resumo |
A presente pesquisa tem como temática investigativa os projetos de vida e emancipação: ser sujeito-cidadão, através de narrativas de vida de três jovens da Fundação Diocesana O Pão dos Pobres de Santo Antônio (Pão dos Pobres) da cidade de Porto Alegre - RS. A partir das narrativas de vida desses jovens em situação de vulnerabilidades, o presente trabalho pretende identificar e compreender como se dá a constituição do projeto de vida, com vistas à emancipação, e se este conduz os sujeitos a ser, de fato, sujeito-cidadão. A escuta e o olhar atento para a narrativa de vida dos sujeitos da pesquisa é fundamental para o pesquisador captar todas as nuances e os entrelaçamentos das tramas presentes nestas narrativas. O Projeto de pesquisa está inserido na linha de pesquisa III, Educação, Desenvolvimento e Tecnologias, do Programa de Pós-Graduação em Educação. Portanto, ele se apoia em teóricos situados nos citados campos de estudo. Nestes se opera com os conceitos como projetos de vida, emancipação, sujeito-cidadão, juventude e cidadania. Analisa-se também as referidas marcas e processos constituintes de autonomia, protagonismo e emancipação, utilizando análise documental, pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas abertas que permitam aos sujeitos da pesquisa, por meio de sua narrativa, refletirem sobre seu processo de autoformação para constituir seu projeto de vida e as formas emancipatórias que os tornam sujeitos cidadãos, mesmo que num contexto de exclusão social e/ou de extrema vulnerabilidade.; |
Abstract |
This research has as theme projects of life and emancipation: be citizen-subject through life narratives of three young oh the Diocesan Foundation The Bread of the Poor of St. Anthony (Bread of the Poor) in Porto Alegre - RS. Based on the life narratives of these young people in situations of vulnerabilities, this paper aims to identify and to understand how is the constitution of the project of life, aiming at the emancipation, and if the project of life leads subjects to be, in fact, citizen-subject. Listening and looking out for the life narrative of the subjects is essential for the researcher to capture all the nuances and interlacements of the events present in these narratives. The research project is inserted in the search line III, Education, Development and Technology, of the Postgraduate Program in Education. Therefore he relies on theorists who belong to that research fields. In such fields it operates with concepts such projects of life, emancipation, citizen-subject, youth and citizenship. It analyzes also those marks and constituent processes of autonomy, participation and emancipation, using documental analysis, qualitative research, through open interviews to enable the research subjects through their narrative, to reflect on their process of selfdetermination to constitute his project of life and emancipatory forms which make them citizen-subjects even if in a context of social exclusion and/or extreme vulnerability.; |
Palavras-chave |
Projetos de vida; Emancipação; Sujeito-cidadão; Juventude; Cidadania; Projects of life; Emancipation; Citizen-subject; Youth; Citizenship; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2013-09-29; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4699; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |