Resumo:
Este estudo dedica-se a conhecer a trajetória de privação de liberdade de alguns adolescentes da cidade de Sinop/MT, que foram transferidos para o Centro Socioeducativo de Cuiabá/MT. O estudo reflete sobre alguns processos vivenciados pelas classes marginalizadas da sociedade, e tem como elementos norteadores da investigação, os espaços e a realidade dos fenômenos sociais que permeiam os atores pesquisados. Conhecer essa realidade é requisito básico para poder compreender seus valores, suas culturas e sua subjetividade, nos espaços de inserção social. A pesquisa se desenvolve por meio de narrativas e depoimentos de adolescentes em situação de privação de liberdade, estabelecendo a relação entre o texto e o contexto explorados. Para tanto, principia-se com a depreensão do cenário onde se deu sua internação (Sinop/MT), anterior à transferência para Cuiabá/MT. Posteriormente, discute sua trajetória de privação de liberdade, bem como seus desafios, no contexto do Centro Socioeducativo. A pesquisa se concentra nas teorias que contemplam as discussões sobre os temas: igualdade e liberdade; liberdade e autonomia; relações de igualdade e liberdade negativa e/ou positiva; privações de liberdade e vulnerabilidade social. Através do recurso de entrevistas, o estudo assinala suas trajetórias, para discutir como esses adolescentes e a sociedade constroem um caminho de possibilidades e impossibilidades, diante da constituição de políticas públicas de processos de inclusão social.