Resumo:
A dissertação tem como objetivo discutir a relação família-escola no que diz respeito à educação matemática, mais especificamente, essa relação na EMEF Tiradentes, escola do campo multisseriada localizada em Novo Hamburgo, município de colonização alemã da região do Vale do Rio dos Sinos (RS). De modo mais específico, examina como a forma de vida da colonização alemã do Rio Grande do Sul, iniciada no século XIX, entrelaça-se com a forma de vida daquela escola; analisa como, do ponto de vista pedagógico, a classe multisseriada da EMEF Tiradentes estava organizada; discute como os participantes da pesquisa descreveram a relação das famílias com a escola por meio da prática do dever de casa; e, quanto à educação matemática e no que se refere ao dever de casa dessa área do currículo, identifica como foram descritos pelos participantes os jogos de linguagem praticados pelas famílias e aqueles praticados na forma de vida escolar. As ferramentas teóricas do estudo estão vinculadas ao campo da Etnomatemática, em seus entrecruzamentos com as teorizações de Michel Foucault, e às ideias de Wittgenstein apresentadas em sua obra Investigações Filosóficas. O material de pesquisa consiste em entrevistas realizadas com sete famílias vinculadas à EMEF Tiradentes, em entrevista com a professora da classe multisseriada, em observação de aulas e de reunião de pais e na análise de documentos da EMEF Tiradentes. Os principais resultados da investigação apontam que: não foram encontrados indícios que pudessem relacionar a forma de vida da colonização alemã do Rio Grande do Sul com a forma de vida da EMEF Tiradentes; a gramática da matemática escolar praticada naquela classe multisseriada era constituída por um conjunto de jogos de linguagem marcados pela escrita e pelo formalismo presente no uso de algoritmos; o auxílio ao dever de casa era considerado pelas famílias como uma das principais vias para sua participação em questões educacionais; foi possível, finalmente, identificar semelhanças de família entre os jogos de linguagem matemáticos praticados pela forma de vida escolar e aqueles praticados pelas famílias quando auxiliavam seus filhos nos deveres de casa de Matemática.