Resumo:
Este trabalho tem como foco investigar, no processo de construção da identidade do estudante prounista da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), a contribuição do Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), o qual, fundamentado na proposta inaciana, visa à excelência acadêmica voltada à promoção da justiça, da inclusão social e do desenvolvimento de uma sociedade sustentável, por meio de um processo reflexivo e comprometido com o seu tempo. O PIEA consiste em ofertar bolsas de estudo integral e parcial e em viabilizar Apoios Complementares aos estudantes bolsistas, a fim de garantir o acesso, a permanência e o sucesso educacional e acadêmico. A pesquisa, sustentada por uma análise qualitativa, analisa e discute os processos de identidade a partir das histórias de vida de cinco estudantes prounistas da UNISINOS. Também se promoveu uma investigação documental, consultando-se a Legislação do Ministério da Educação (MEC), o Plano Nacional de Educação (PNE), a Política Educacional da Associação Antônio Vieira (ASAV) e o Banco de Dados do PIEA/UNISINOS. No que tange à abordagem dos processos de identidade, as referências adotadas foram as de: Jose Ivo Follmann, Stuart Hall e Sygmunt Bauman; outras consultas também recorreram a: Anthony Giddens, Jacques Delors, Immanuel Wallerstein, dentre outras fontes. A investigação objetivou, portanto, analisar como esses sujeitos - muitas vezes, anônimos e invisíveis - estão construindo seus processos de identidade, a partir de sua inserção no PIEA/UNISINOS.