Resumo:
Esta dissertação tem como tema questões referentes à gestão escolar, dentro de uma abordagem democrática. Realiza uma pesquisa a respeito dos diretores escolares da rede pública municipal de Novo Hamburgo/RS, levando em conta as diferentes formas de escolha para chegarem ao exercício da função. Problematiza as diferentes formas de provimento ao cargo de dirigente escolar, adotadas nesta cidade, entre o ano de 2001 a 2009, passando pela indicação do diretor pelo poder público, pelo projeto de escolha a partir da lista tríplice e da proposta de eleição direta. Faz uma trajetória histórica da administração escolar desde 1930, embasada na perspectiva teórica clássica e de uma educação comparada com os países estrangeiros, principalmente os norte-americanos, até chegar aos dias atuais, quando a administração escolar passa a ser denominada Gestão Escolar, passando a ser compreendidos juntamente com os impactos econômicos, políticos, sociais, culturais e tecnológicos do Brasil. Interpreta a Gestão Escolar dentro de uma postura que não se limita a funções tecnicamente burocráticas, mas ao começo de sua democratização e construção coletiva, por meio da participação, da cidadania, possibilitando o desenvolvimento da consciência transformadora do homem no mundo. O estudo aborda também os diferentes modelos administrativos: patrimonialista, burocrático, gerencialista e democrático, identificando se as formas de provimento à função de diretor escolar da rede pública municipal de Novo Hamburgo/RS interferiram no curso da gestão municipal de educação, analisando os pontos e contrapontos da indicação, da lista tríplice e da eleição direta. A pesquisa é qualitativa e utiliza técnicas como a entrevista semiestruturada, questionários e análise documental, apresentando alguns dos avanços democráticos e retrocessos na história da educação brasileira e o movimento pela gestão escolar democrática no Rio Grande do Sul. A pesquisa considera que a rede municipal de ensino não é democratizável simplesmente pela democratização de suas estruturas organizacionais e de gestão, nem apenas com a eleição direta de diretores escolares, mas sim através de suas formas de intervenção cívica e sociocultural com a participação de toda a comunidade escolar.