Resumo:
O presente trabalho de pesquisa, intitulado “Escola Infantil Canguru (1977- 2005): um estudo a partir de memórias e documentos” aborda parte significativa da história e memória desta instituição educacional, de natureza privada, situada no município de Porto Alegre/RS. Os dados levantados permitem comprovar que desde sua fundação, a escola atua com Educação Infantil, envolvendo propostas de inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais a partir de projeto pedagógico, no qual o cuidar e o educar estão sempre presentes. Além disso, a investigação permitiu verificar que a meta de formação continuada dos seus professores manteve-se constante. A pesquisa foi concretizada por meio de documentos preservados no arquivo passivo da escola e também por meio de depoimentos de sujeitos que, de alguma forma, fizeram parte do processo de construção desta trajetória. O trabalho analisa as práticas educativas desenvolvidas com os pequenos, bem como a abrangência de oportunidades em termos de formação continuada. Os depoimentos buscaram evidenciar as possibilidades de formação de crianças, docentes, funcionários e demais pessoas ligadas à instituição, dando um sentido bastante significativo ao potencial de pesquisa que emerge dos documentos materiais e circunstanciais, a partir de pessoas, imagens e práticas observadas nessa instituição.