Resumo:
Uma gestão consistente que proporcione qualidade e sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior (IES) é o que vem provocando debates no segmento educacional. A preocupação com resultados relativos ao SINAES (Sistema Nacional Avaliação da Educação Superior) desenvolvidos pelo Ministério da Educação é um dos pontos importantes deste processo. Uma das obrigações contidas no SINAES é o estabelecimento da CPA (Comissão Própria de Avaliação), a qual tem a finalidade de conduzir as avaliações internas em uma IES. As autoavaliações têm papel fundamental no desenvolvimento e melhorias nas instituições e desta forma, merecem destaque se usadas de forma efetiva como insumos para o planejamento da organização. Desta forma, o presente estudo tem a finalidade de identificar como ocorre a articulação entre os resultados das autoavaliações e os processos de planejamento em IES. Para tanto, foram realizadas entrevistas com gestores e coordenadores responsáveis pela CPA e de Planejamento Estratégico ou PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, todos de instituições de Ensino Superior, sendo privadas e públicas no Estado do Rio Grande do Sul. As declarações dos entrevistados demostraram que todos estão conscientes da importância em existir articulação entre a autoavaliação e os processos de planejamento estratégico, contudo, não há relatos de uma metodologia, em nenhuma instituição, que determine um padrão de aplicação destas atividades sincronizadas, ou seja, a articulação é feita conforme a necessidade, por meio da entrega de relatórios para a reitoria e aos coordenadores.