Resumo:
A presente dissertação tem como objetivo geral apresentar os resultados da análise contextual, temática e técnica feita a partir da observação de ambiências pictóricas produzidas pelos artistas italianos Paulo e Atílio Curci, Aldo Locatelli e Emilio Sessa, entre os anos 1940 e 1960, em duas igrejas católicas da cidade de Porto Alegre - Rio Grande do Sul. A partir do levantamento documental e bibliográfico que resultou no suporte para esta escrita, consideramos tais obras como patrimônios cristãos, portadores de modelos de fé do catolicismo e de significativo valor histórico para as suas respectivas comunidades. As paróquias selecionadas para esta explanação são a São Pedro (pintada entre 1944 e 1947) e a Santa Teresinha do Menino Jesus (1952-1957), ambas inseridas nos limites do bairro Floresta. O tempo de transcurso das referidas pinturas sacras converge com um período em que ocorreram transformações significativas em Porto Alegre, sobretudo, em relação ao seu desenvolvimento urbano, industrial, cultural, artístico e religioso. Considerar estas transformações e, a partir delas, buscar o entendimento das razões que levaram a sucessivas intervenções artísticas em igrejas católicas desta cidade, no contexto delimitado, é a senda para a compreensão de um momento importante para a história do Catolicismo local.