Resumo:
Este estudo buscou investigar as práticas docentes de professores e tutores da modalidade de Educação a Distância (EaD) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). A questão que orientou a pesquisa foi compreender se é possível um processo de articulação entre professores e tutores na direção de uma docência compartilhada. Teve como principais objetivos: (1) Entender como os professores e os tutores percebem o trabalho que desenvolvem na EaD e quais experiências são mais significativas nesse contexto. (2) Compreender como caracterizam as funções de cada um no processo de EaD, identificando aproximações e possíveis tensões presentes no trabalho que realizam. (3) Identificar quais saberes mobilizam ou seria necessário mobilizar para uma docência compartilhada. (4) Analisar se há impactos da área disciplinar do curso nas formas de organização e nas relações que caracterizam cada curso. A metodologia, baseada nos princípios da pesquisa qualitativa, utilizou-se da triangulação de dados oriundos das entrevistas semiestruturadas e de documentos institucionais. Autores como Belloni (2009), Bogdan e Biklein (1994), Cunha (2005, 2006, 2010), Damiani (2008), Imbernón (1997), Kenski (2013) e Sennett (2012) auxiliam a teorização do estudo. Contou com a participação de sete professoras, sendo quatro do curso de Pedagogia e três do curso de Administração. Participaram também seis tutores, três de cada curso. Os dados revelaram a importância de promover o diálogo entre todos os envolvidos no processo para anular ou diminuir a segmentação das tarefas na EaD. O trabalho colaborativo e a docência compartilhada são destacados como fatores que podem contribuir para o trabalho e para a formação continuada. O reconhecimento da emergência da formação continuada aparece como fator preponderante para o desenvolvimento do trabalho docente.