Autor |
Reis, Gustavo Freitas; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8339158140500036; |
Orientador |
Borba, Gustavo Severo de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1321450477905358; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Design estratégico, significação e relacionamento: repensando a educação a distância a partir do comportamento do professor e de efeitos de sentido; |
Resumo |
A presente pesquisa busca explorar de que formas o design estratégico pode contribuir para potencializar a percepção de proximidade de alunos em relação a seus professores quando reunidos na condição de atores de ambientes assíncronos de ensino a distância baseados em vídeo. A investigação observou a promoção desses efeitos a partir de estratégias discursivas e enunciativas, explorando as possibilidades projetuais e metaprojetuais próprias do design na demarcação de itens comportamentais, especialmente classificados como de imediação ou de não-imediação verbal, do professor. Tais elementos podem ser colocados em prática por professores com o objetivo de fazer com que seus alunos, mesmo à distância, desenvolvam percepções positivas em relação a seus instrutores, impressões essas normalmente associadas à noção de proximidade vinculada ao conceito de imediação. As consequências positivas dessas percepções não se limitam ao relacionamento em si, mas têm potencial para desencadear incrementos nos níveis de motivação, determinação e entusiasmo dos atores e, consequentemente, conduzir a incrementos na satisfação profissional dos docentes e na aprendizagem dos estudantes, resultando em benefícios não só para os agentes diretamente envolvidos, mas também para a instituição de ensino promotora de sua conexão. Em uma perspectiva orientada pelo design estratégico, tais benefícios podem ter seus efeitos observados na totalidade do sistema-produto-serviço caracterizado pela instituição de ensino. O problema de pesquisa proposto é naturalmente multifacetado, e as escolhas da fundamentação teórica refletem essa característica. Referências da pesquisa em design, com ênfase nos processos de inovação orientados pelo design, foram incluídas, assim como bibliografia dos campos da linguística, da comunicação e da psicologia social. Os resultados apresentados dão respaldo ao valor da proposta encapsulada no objetivo principal e fornecem bases mais sólidas para repensar o relacionamento professor/aluno mediante o uso do pensamento do design.; |
Abstract |
This research focuses on exploring ways in which Strategic Design may contribute to power the perception of proximity of students related to their teachers when reunited as actors of distance learning environments based on asynchronous video. The investigation observed the promotion of such effects from discourse and enunciation strategies, exploring the design related project- and metaproject-based possibilities on the demarcation of the teacher’s behavioral items, especially classified such as verbal immediacy or non-immediacy. Such elements may be put into practice by teachers with the objective of making their students, even at a distance, develop positive perceptions related to their instructors, impressions that are usually associated to the notion of proximity related to the concept of immediacy. Positive consequences from these perceptions are not limited to the relationship itself, but have the potential to trigger increments to the actors’ motivation, determination and enthusiasm levels and, consequently, lead to increments on teachers’ professional satisfaction and students’ learning, which result in benefits not only to the directly involved agents, but also to the educational institution that promotes their connections. In a perspective orientated by Strategic Design, such benefits may have their effects observed over the complete product-service-system characterized by the educational institution. The proposed research problem is naturally multifaceted, and the theoretical foundation choices reflect this characteristic. References from design research, with emphasis on design-driven innovation processes, were included, as well as references from linguistics, communication and social psychology fields. The presented results support the value proposition encapsulated by the primary objective and provide more solid foundations to rethink the teacher-student relationship from a design mindset.; |
Palavras-chave |
Design estratégico; Educação; Relacionamento; Comunicação; Significação; Strategic design; Education; Relationships; Communication; Signification; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2015-03-30; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3812; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Design; |