Resumen:
A presente pesquisa busca explorar de que formas o design estratégico pode contribuir para potencializar a percepção de proximidade de alunos em relação a seus professores quando reunidos na condição de atores de ambientes assíncronos de ensino a distância baseados em vídeo. A investigação observou a promoção desses efeitos a partir de estratégias discursivas e enunciativas, explorando as possibilidades projetuais e metaprojetuais próprias do design na demarcação de itens comportamentais, especialmente classificados como de imediação ou de não-imediação verbal, do professor. Tais elementos podem ser colocados em prática por professores com o objetivo de fazer com que seus alunos, mesmo à distância, desenvolvam percepções positivas em relação a seus instrutores, impressões essas normalmente associadas à noção de proximidade vinculada ao conceito de imediação. As consequências positivas dessas percepções não se limitam ao relacionamento em si, mas têm potencial para desencadear incrementos nos níveis de motivação, determinação e entusiasmo dos atores e, consequentemente, conduzir a incrementos na satisfação profissional dos docentes e na aprendizagem dos estudantes, resultando em benefícios não só para os agentes diretamente envolvidos, mas também para a instituição de ensino promotora de sua conexão. Em uma perspectiva orientada pelo design estratégico, tais benefícios podem ter seus efeitos observados na totalidade do sistema-produto-serviço caracterizado pela instituição de ensino. O problema de pesquisa proposto é naturalmente multifacetado, e as escolhas da fundamentação teórica refletem essa característica. Referências da pesquisa em design, com ênfase nos processos de inovação orientados pelo design, foram incluídas, assim como bibliografia dos campos da linguística, da comunicação e da psicologia social. Os resultados apresentados dão respaldo ao valor da proposta encapsulada no objetivo principal e fornecem bases mais sólidas para repensar o relacionamento professor/aluno mediante o uso do pensamento do design.