Resumo:
Esta dissertacao de mestrado parte de uma preocupacao geral acerca do investimento politico sobre os corpos ao longo da sociedade ocidental, investimento que transforma o individuo em sujeito social. Para elucidar esse caso, traz-se como referencia programas de seguranca publica aplicados no Brasil, em que os habitantes de favelas e periferias vem sendo alvos de um conjunto de medidas que parecem lembrar aquilo que o filosofo Gilles Deleuze (2006) conceituou como ?\sociedade de controle.. Tendo como ponto de partida a analise do discurso do filosofo Michel Foucault (1986, 2011), e focado e problematizado como a producao discursiva ao longo dos anos posicionou um bairro da cidade de Canoas, no estado do Rio Grande do Sul, constituindo-o como um territorio a ser pacificado, a partir do que Jose Geraldo Soares Damico (2011) chamou de dispositivos de seguranca e participacao. A proposta deste estudo nao consiste em dissertar acerca das politicas de seguranca, tomando certa posicao a respeito. Propoe-se, a partir de uma abordagem influenciada pelas obras de Michel Foucault (1984, 1986, 1995, 2008, 2009, 2011), uma analise critica ao modo como determinados locais entendidos como de vulnerabilidade social foram selecionados para serem investidos com acoes especificas de seguranca publica, transformando-os em uma Sociedade de Controle. O campo de estudos e o bairro Guajuviras, localizado na cidade de Canoas, que esta sendo alvo de um conjunto de medidas implantadas pela Secretaria de Seguranca Publica e Cidadania municipal, atraves de um convenio com o Ministerio da Justica do Governo Federal, onde estao sendo desenvolvidas acoes do Programa Nacional de Seguranca Publica com Cidadania (Pronasci) e de modo especial do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), fazendo parte das acoes desta politica de seguranca mais ampla. De modo especifico, analisam-se os discursos produzidos pelos jovens acerca do local que habitam e das acoes das politicas de seguranca publica, com especial enfase na maneira que se lhes apresenta como dispositivo de controle social e construcao de uma subjetividade particular na qual estao sendo afetados. Para um melhor entendimento, neste trabalho, faz-se referencia as culturas juvenis e as diferentes formas de sociabilidades que sao vivenciadas de multiplos modos pelos jovens nesse contexto historico e local. No caso deste estudo, os jovens pesquisados possuem idades compreendidas entre 14 e 29 anos, vem historicamente sendo posicionados pela violencia, habitantes de um territorio a ser pacificado e atualmente estao sendo alvo desses dispositivos de seguranca e participacao. Os jovens sujeitos da pesquisa atuam ou ja participaram de algumas acoes do programa de seguranca publica como o PELC. Sao resultados de uma etnografia (observacao participante e diario de campo) registrados pelos contatos empiricos onde acontecem as atividades.