Resumo:
O estudo teve como objetivo geral problematizar e analisar a capoeira enquanto possibilidade de educação emancipatória junto a jovens de periferias urbanas, por meio de um projeto de capoeira desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Migrantes, situada em Porto Alegre/RS Brasil. O estudo de campo foi desenvolvido no período de junho 2010 a outubro de 2011. A questão central deste trabalho diz respeito as mudanças geradas pela prática da capoeira nos processos de ensino-aprendizagem, em termos de corporeidade, identidade e cidadania para jovens de classes populares. Visando contemplar este objetivo foram desenvolvidos três objetivos específicos: descrever como se desenvolve e se fortalece a corporeidade através da prática da capoeira; identificar como se constrói e se estrutura a identidade cultural através da prática da capoeira; examinar como é possível a edificação e o alicerce da cidadania de fato no espaço da prática da capoeira. Foram consideradas três dimensões da capoeira: os motivos de praticar capoeira, o gosto pela prática de capoeira e os resultados e mudanças geradas por essa prática. Como base teórica e metodológica de pesquisa dialogou-se com autores como Paulo Freire, Santos e Menezes, Stoer, Magalhães e Rodrigues, Brandão, Castro, Junior e Achutti, além daqueles que militam em prol da capoeira na sua labuta diária; que são Soares, Falcão, Campos entre outros. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados a observação participante com diário de campo, entrevistas semi-estruturadas e fotografias, principalmente, para desenvolver a narrativa. Os resultados da investigação mostraram a importância do trabalho de capoeira na construção de redes solidárias de amizade e cooperação, que superam os limites da capoeira- luta e transcendem os limites pobres da matéria. Oportunizando a construção e o fortalecimento da corporeidade, identidade e cidadania. Evidencia-se a importância de uma figura de mestre ou professor mais engajado e identificado com a comunidade e, uma escola, que conheça e dialogue com a comunidade na busca da emancipação dos sujeitos na conquista do Ser Mais.