Resumo:
Esse trabalho investiga o processo de educar a voz de bailarinos contemporâneos por meio da educação corporal e vocal. Problematiza a questão vocal e busca entender o ensino da dança e da música que, historicamente desmembrou o corpo de quem aprende. Relaciona a essa problematização à formação na dança contemporânea com todos os desafios relacionados à manutenção da dominação masculina. Reconstrói a trajetória histórica da dança, entrelaçando-a com questões de gênero que trazem alguns conceitos como: a educação do corpo como processo do movimento e as questões da sexualidade interpretadas na dança como sentimentos eróticos. Além desse estudo teórico, a dissertação compõe dois ensaios: o primeiro inaugura um entre-ato por meio de uma análise sobre o V capítulo da obra de Rousseau (1712- 1778), "Emílio ou Da Educação, propondo uma possível dança entre Emílio e Sofia. E o segundo ensaio diz respeito a gravação com bailarinas e cantores exercitando o uso do corpo e da voz simultaneamente a fim de perceber os processos implicados nessa articulação. A dissertação aponta para uma nova linguagem e uma pedagogia da união entre a dança e a voz: artes essencialmente do corpo. É possível uma união entre as duas artes, destacando a questão da voz, bem como as questões do corpo como um todo.