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Matemáticas de formas de vida de agricultores do município de Santo Antônio da Patrulha

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Autor Oliveira, Sabrina Silveira de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9480779141120889;
Orientador Knijnik, Gelsa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8744369266395118;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Matemáticas de formas de vida de agricultores do município de Santo Antônio da Patrulha;
Resumo A Dissertação teve como objetivo estudar os jogos de linguagem praticados por agricultores do município de Santo Antônio da Patrulha, ao fazerem medições lineares e de superfície, examinando suas semelhanças de família e também as semelhanças que mantêm com os jogos de linguagem da matemática escolar. As ferramentas teóricas do estudo advêm da Etnomatemática em seus entrecruzamentos com as teorizações de Michel Foucault e as ideias de Wittgenstein em sua obra Investigações Filosóficas. O material de pesquisa consiste em entrevistas realizadas com duas famílias de agricultores, observações de um dos agricultores em suas atividades laborais e exame das primeiras certidões de compra e venda de imóveis do Município. A análise desse material mostrou que marcadores associados às condições climáticas estão presentes nas práticas de plantar e colher; os agricultores utilizam a unidade "tamina" em suas medições lineares e de superfície; houve movimentos de resistência no período de imposição do sistema métrico decimal naquele município do sul do Brasil; a aprendizagem de jogos de linguagem envolvendo o uso da unidade "tamina" ocorre através da transmissão oral e de observações; e na forma de vida escolar tais jogos de linguagem não eram/são transmitidos.;
Abstract This dissertation intends to study the language games used by farmers in the town of Santo Antônio da Patrulha when taking linear and surface measurements, by examining family resemblances and also the similarities they have with the language games used in mathematics as a school subject. The theoretical tools in this study stem from Ethnomathematics in its crossings with the theories of Michel Foucault and Wittgensteins ideas presented in his book Philosophical Investigations. The research data consists of interviews with two farming families, one of these farmers observations about his work activities, and the analysis of the first certificates of sale of real property issued in Santo Antônio da Patrulha. The analysis of this data suggests that markers associated with climatic conditions are present in the practices of planting and harvesting; farmers use the unit known as tamina in their linear and surface measurements; there were resistance movements during the imposition of the metric system in this town of southern Brazil; language games involving the use of the unit named tamina are learned through oral transmission and observation; and in the form of school life, such language games were /are not taught.;
Palavras-chave Educação matemática; Etnomatemática; Unidades de medir superficie; Mathematics education; Ethnomathematics; Surface measuring units;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2011-03-02;
Agência de fomento Milton Valente; UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3237;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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