Autor |
Norenberg, Gilvani Schmidt Hoffmann; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4866235102312928; |
Orientador |
Franzato, Carlo; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4881062407464026; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Conexão entre micro e pequenas empresas e designers: estudo de plataformas de design; |
Resumo |
O processo de design é tradicionalmente desenvolvido por designers que atuam nos departamentos de pesquisa e desenvolvimento das empresas ou em escritórios externos às mesmas. As Micro e Pequenas Empresas (MPE's), um componente expressivo do contexto econômico brasileiro, normalmente não possuem departamentos evoluídos, nem dispõem de recursos organizacionais que lhes permitam colaborações internas e duradouras com profissionais externos. Do encontro às novas tecnologias e ao design contemporâneo, surgem novas formas de relação que podem abrir caminhos para a inserção do design também nas empresas menores. As plataformas de design voltadas para o desenvolvimento de projetos em rede, de fato, permitem a conexão remota com uma multiplicidade de designers free lances. O presente estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento e o funcionamento de plataformas de design para a interação entre MPE's e designers, entendidas como instrumento estratégico para a inserção do design nestas realidades organizacionais. A partir de um referencial teórico sobre redes de cooperação, design estratégico e plataformas de design, é desenvolvido um estudo de casos múltiplos de natureza exploratória sobre esse assunto. Além de descrever o estado da arte dessa nova modalidade de negócio para o design, o estudo foca especialmente nas abordagens processuais praticadas nessas plataformas e nas dinâmicas de relação e interação entre os atores que se relacionam por meio delas que são: os articuladores, os designers e os empresários. Os casos estudados são Projeto Maestro e Invalley Inovação e Design, que permitem explorar aspectos diferentes das plataformas de design. Enquanto o processo do Projeto Maestro é oferecer design de comunicação para clientes que não tinham acesso a design de comunicação em função do preço e da região geográfica de localização. A Invalley Inovação e Design transforma conhecimentos de diversos setores em soluções rentáveis, com a finalidade de ajudar as empresas a gerarem competitividade e valor através do design e projetos inovadores. Este estudo investigou a realidade atual de uma nova modalidade de negócio e contextualizou a importância das plataformas de design para alavancar desenvolvimento e pequenas inovações e, como resultados obtidos destacam-se: a (re)conceituação de plataformas de design, um novo mercado para prestação de serviços de design, as consequências do design e a importância da relação no processo projetual.; |
Abstract |
The design process is traditionally developed by designers who work at the companies’ development and research departments or in offices outside them. The Micro and Small companies (MPEs), an expressive component in the Brazilian economic context, usually don’t have evolved departments, neither do they have organizational resources that allow them to give lasting internal collaboration with external professionals. From the encounter between new technologies and contemporaneous design, new forms of collaboration emerge, and they can open ways for inserting design even in smaller companies. The design platforms made for developing projects in chains, in fact, allow the remote connection with the multiplicity of freelance designers. The present study aims to analyze the development and functioning of design platforms for the interaction between MPEs and designers, understood as strategic instruments for inserting design in these organizational realities. From a theoretical reference about cooperation networks, strategic design and design platform, it is developed a multiple case study of an exploratory nature about this subject. Besides describing the art state of this new modality of business for design, the study focuses especially on the process approaches practiced in these platforms and the dynamics of interaction and cooperation between the actors that relate through them which are: articulators, designers and business people. The cases which were studied are the Maestro Project and Invalley Innovation and Design, which allows exploring different aspects of design platforms. While the Maestro Project’s process is to offer communication design to clients who did not have access to communication design because of the price and the geographical region of location, the Invalley Innovation and Design transforms knowledge from different sectors in profitable solutions, aiming to help companies generate competitiveness and value, through design and innovative projects. This study investigated the current reality of a new business modality and contextualized the importance of design platforms to leverage development and small innovations, and with the results obtained, it stands out: the (re)conceptualization of design platforms, a new market for design services, the consequences of design and the importance of cooperation in the project process.; |
Palavras-chave |
Plataformas de design; Design estratégico; Inovação; Micro e Pequenas Empresas (MPE’s); Design platforms; Strategic design; Innovation; Micro and Small Companies (MPEs); |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2013-08-14; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3144; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Design; |