Resumo:
O processo de design é tradicionalmente desenvolvido por designers que atuam nos departamentos de pesquisa e desenvolvimento das empresas ou em escritórios externos às mesmas. As Micro e Pequenas Empresas (MPE's), um componente expressivo do contexto econômico brasileiro, normalmente não possuem departamentos evoluídos, nem dispõem de recursos organizacionais que lhes permitam colaborações internas e duradouras com profissionais externos. Do encontro às novas tecnologias e ao design contemporâneo, surgem novas formas de relação que podem abrir caminhos para a inserção do design também nas empresas menores. As plataformas de design voltadas para o desenvolvimento de projetos em rede, de fato, permitem a conexão remota com uma multiplicidade de designers free lances. O presente estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento e o funcionamento de plataformas de design para a interação entre MPE's e designers, entendidas como instrumento estratégico para a inserção do design nestas realidades organizacionais. A partir de um referencial teórico sobre redes de cooperação, design estratégico e plataformas de design, é desenvolvido um estudo de casos múltiplos de natureza exploratória sobre esse assunto. Além de descrever o estado da arte dessa nova modalidade de negócio para o design, o estudo foca especialmente nas abordagens processuais praticadas nessas plataformas e nas dinâmicas de relação e interação entre os atores que se relacionam por meio delas que são: os articuladores, os designers e os empresários. Os casos estudados são Projeto Maestro e Invalley Inovação e Design, que permitem explorar aspectos diferentes das plataformas de design. Enquanto o processo do Projeto Maestro é oferecer design de comunicação para clientes que não tinham acesso a design de comunicação em função do preço e da região geográfica de localização. A Invalley Inovação e Design transforma conhecimentos de diversos setores em soluções rentáveis, com a finalidade de ajudar as empresas a gerarem competitividade e valor através do design e projetos inovadores. Este estudo investigou a realidade atual de uma nova modalidade de negócio e contextualizou a importância das plataformas de design para alavancar desenvolvimento e pequenas inovações e, como resultados obtidos destacam-se: a (re)conceituação de plataformas de design, um novo mercado para prestação de serviços de design, as consequências do design e a importância da relação no processo projetual.