metadataTrad.dc.contributor.author |
Nascimento, Lauriane Alves do; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/2433576963554303; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Forster, Mari Margarete dos Santos; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/0946175067372667; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials |
Unisinos; |
metadataTrad.dc.publisher.country |
Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department |
Escola de Humanidades; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
Saberes docentes da educação profissional técnica de nível médio do IFPI: a construção de uma docência qualificada; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
O presente trabalho trata dos saberes de docentes que atuam na educação profissional técnica de nível médio do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e procura analisá-los, refletindo sobre eles. Através de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando entrevistas concedidas por docentes apontados por seus alunos como facilitadores de aprendizagem, buscou-se analisar os saberes construídos e mobilizados por esses profissionais, suas fontes e momentos de partilhas. Autores como Tardif (2010), Nóvoa (1995,1999), Therrien (1997, 2010), Kuenzer (2002, 2003) e Pimenta (2009), dentre outros, auxiliaram nas análises empreendidas. Constatou-se que os professores, mesmo não possuindo formação para a docência, apresentam boa qualificação (graduação, mestrado e doutorado) na área em que atuam ao longo dos anos de trabalho como professores e construíram saberes atitudinais, saberes organizacionais, saberes procedimentais e saberes do mundo do trabalho; reconhecem, todavia, a especificidade de saberes da docência, valorizando sua importância e necessidade. As políticas de ampliação da rede de educação profissional apresentam benefícios, mas trazem muitos desafios; a urgência de o governo e as instituições repensarem a formação dos professores da educação profissional é um deles, uma vez que se modificam concepções e identidades antes assumidas como valor.; |
metadataTrad.dc.description.abstract |
Este artículo trata sobre el conocimiento de los profesores que trabajan en la enseñanza media técnico profesional del Instituto Federal de Piauí ( IFPI ) y busca analizarlos, reflexionando sobre los mismos. A través de un estudio con abordaje cualitativo utilizando entrevistas concedidas por los profesores, designados por sus alumnos como facilitadores de su aprendizaje, busco analizar el conocimiento construído y movilizado por estos profesionales, sus fuentes y momentos de compartir. Autores como Tardif (2010), Novoa (1995,1999), Therrien (1997, 2010), Kuenzer (2002, 2003) y Pimenta (2009), entre otros, contribuyeron en los análisis realizados. Se constató que los maestros, aunque no tienen la formación para la docencia, tienen buena calificación (grado, máster y doctorado) en el área en la que operan. A lo largo de los años de trabajo como maestros, y construyeran conocimientos actitudinales, el conocimiento organizacional, el conocimiento procedimental y el conocimiento del mundo laboral, reconocen, sin embargo, la especificidad de los conocimientos de la docencia, valorando su importancia y necesidad. Las políticas destinadas a ampliar la red de educación profesional tienen beneficios, pero traen consigo muchos retos: la urgencia de que el gobierno y las instituciones reconsideren la formación de profesores de educación profesional es uno de ellos, ya que se modifican las concepciones y las identidades asumidas como valor.; |
metadataTrad.dc.subject |
Saberes docentes; Educação Profissional; Saberes da prática; Conocimiento de los docentes; Educación profesional; Conocimiento de la Práctica; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
metadataTrad.dc.type |
Dissertação; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2013-12-11; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship |
IFPI - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3089; |
metadataTrad.dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |