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Um olhar sensível e político sobre espaço de leitura: estudo de caso a partir do Literatório

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Autor Prado, Ana Paula do;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5423475950548018;
Orientador Fischer, Beatriz Terezinha Daudt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4948105804186093;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Um olhar sensível e político sobre espaço de leitura: estudo de caso a partir do Literatório;
Resumo Tendo como foco principal questões envolvendo a criança e suas possibilidades frente a experiências de leitura, o trabalho foi produzido a partir do acompanhamento de experiências desenvolvidas no Literatório (Chapecó/SC) - projeto que une no mesmo espaço literatura e encantamento. O texto inicialmente apresenta reflexões em torno da história da infância, bem como acerca da importância da prática de contar histórias ao público infantil. A opção metodológica foi baseada em "estudo de caso", valendo-se de observações in loco, e entrevistas com crianças e professoras do primeiro ano do ensino fundamental. Além disso, entrevistas com sujeitos envolvidos na criação e gestão do Literatório. Os resultados permitem verificar que tal iniciativa com certeza vem oportunizando o gosto pela literatura entre as crianças que o frequentam, com efeitos visíveis percebidos pelas professoras em sala de aula. Entretanto, sua abrangência ainda é restrita, exigindo políticas públicas que permitam ampliar tais possibilidades para maior número de crianças, e até mesmo à população em geral.;
Abstract Having as main focus issues involving the child and her possibilities concerning reading experiences, the work was produced from the accompaniment of experiments developed in the Literatório (Chapecó/SC) - a project that unites in the same space literature and enchantment. The text first presents reflections on the history of childhood, as well as about the importance of the practice of telling stories to child audience. The methodological option was based on "case study", drawing on in loco observations, and interviews with children and teachers of the first year of elementary school. In addition, interviews with subjects involved in the creation and management of the Literatório. The results allow verifying that such a move certainly has been developing the taste for literature among the children who attend it, with visible effects perceived by the teachers in the classroom. However, its coverage is still limited, demanding public policies that allow such possibilities to expand for a bigger number of children, and even to the population in general.;
Palavras-chave Infância; Liberatório; Contação de histórias; Estudo de caso; Childhood; Storytelling; Case study;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2010-08-16;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3058;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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