Autor |
Pavan, Ricardo; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1247890099444160; |
Orientador |
Bonin, Jiani Adriana; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5067996940631872; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Tradições e contemporaneidade na midiatização das identidades culturais: as configurações humorísticas radiofônicas do top show e os sentidos produzidos por ouvintes do extremo-oeste de Santa Catarina; |
Resumo |
Esta pesquisa faz um delineamento do tecido comunicacional que se institui entre as construções humorísticas de um programa radiofônico e o imaginário identitário de sua audiência. Analisam-se os diferentes tipos sociais e cenários, estratégias humorísticas e relações com os ouvintes construídos no humorístico Top Show, exibido pela Rádio Peperi Top 104 FM, de São Miguel do Oeste (SC), bem como as relações com o contexto mediado/midiatizado da recepção. O objetivo é investigar como o programa de humor articula em suas construções humorísticas elementos simbólicos presentes no cotidiano cultural dos seus ouvintes e entender como se constituem os sentidos, as apropriações, os pactos e as recusas dessas construções na recepção do programa. Procura-se, então, analisar a construção discursiva das identidades regionais, expressa nos elementos caricatos e paródias apresentados no programa e nas operações simbólicas realizadas pelos ouvintes. Para a análise dos âmbitos de produção/produto/recepção adotou-se uma perspectiva multimetodológica que atenda essas diferentes dimensões do processo comunicacional. Os resultados apontam para uma mescla de referenciais vinculados à experiência midiatizada e às matrizes da cultura regional, como é o caso do sotaque, da tradição, do espaço rural e das identidades étnicas, os quais permeiam os dispositivos comunicacionais que constituem o produto midiático investigado, além de constituir pactos de leitura com a recepção.; |
Abstract |
This dissertation discusses the communicational texture instituted between the comedic constructions of a radio program and the identitarian images of its audience. It analyzes the different social types and scenarios, humor strategies and relationships with listeners that are constructed in the radio comedy program called Top Show, broadcast by Rádio Peperi Top 104 FM, an FM radio station in São Miguel do Oeste, state of Santa Catarina, Brazil, as well as the programs relations with the media-related context of reception. The dissertations goal is to investigate how that radio program includes in its comedic constructions symbolic elements that are present in the daily culture of its listeners and to understand how the meanings, appropriations, alliances and refusals of those constructions are constituted in the program?s reception. It also analyzes the discoursive construction of regional identities as expressed in the caricatural and parodistic elements that are presented in the program and the audiences symbolic operations. For the analysis of the areas of production/product/reception the author adopts a multi-methodological approach that covers these various dimensions of the communication process. The results show a blending of referents connected to the media-related experience and to the matrices of regional culture, such as accent, tradition, rural space and ethnic identities, which permeate the communicational devices that make up the radio program and establish reading alliances with the reception.; |
Palavras-chave |
Identidade regional; Humor radiofônico; Humor étnico; Comicidade; Recepção; Regional identity; Radio comedy; Ethnic humor; Comical character; Reception; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2011-03-28; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3011; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |