Resumo:
Esta pesquisa faz um delineamento do tecido comunicacional que se institui entre as construções humorísticas de um programa radiofônico e o imaginário identitário de sua audiência. Analisam-se os diferentes tipos sociais e cenários, estratégias humorísticas e relações com os ouvintes construídos no humorístico Top Show, exibido pela Rádio Peperi Top 104 FM, de São Miguel do Oeste (SC), bem como as relações com o contexto mediado/midiatizado da recepção. O objetivo é investigar como o programa de humor articula em suas construções humorísticas elementos simbólicos presentes no cotidiano cultural dos seus ouvintes e entender como se constituem os sentidos, as apropriações, os pactos e as recusas dessas construções na recepção do programa. Procura-se, então, analisar a construção discursiva das identidades regionais, expressa nos elementos caricatos e paródias apresentados no programa e nas operações simbólicas realizadas pelos ouvintes. Para a análise dos âmbitos de produção/produto/recepção adotou-se uma perspectiva multimetodológica que atenda essas diferentes dimensões do processo comunicacional. Os resultados apontam para uma mescla de referenciais vinculados à experiência midiatizada e às matrizes da cultura regional, como é o caso do sotaque, da tradição, do espaço rural e das identidades étnicas, os quais permeiam os dispositivos comunicacionais que constituem o produto midiático investigado, além de constituir pactos de leitura com a recepção.