Resumo:
Esta pesquisa busca interpretar a sustentabilidade nos propósitos socioeducacionais
decorrentes dos nexos entre as contribuições das políticas públicas ambientais mato-
grossenses (PrEA) e os projetos e as práticas de educação ambiental (EA) na Escola Estadual Onze de Março (EEOM), em Cáceres/MT. A realização da investigação possui como atividade motriz a seguinte indagação: em que medida as políticas como o PrEA contribuíram para o desenvolvimento das práticas de educação ambiental por intermédio dos Projetos Ambientais Escolares Comunitários (PAECs), no período de 2004 a 2008? A problematização da política pública de educação ambiental é averiguada no campo de destino das políticas (o meio educacional), cuja metodologia consiste em pesquisas nos documentos oficiais, no projeto de EA, no Plano Político Pedagógico e na feitura de entrevistas. O estudo aporta em concepções do saber ambiental conforme Enrique Leff (2001 e 2009), Isabel Carvalho (2006 e 2008), Aloísio Ruscheinsky (2003); dos nexos entre conhecimento, meio ambiente e emancipação com base nos estudos de Paulo Freire (1999), Boaventura de Sousa Santos (2005), Carlos F. Loureiro (2009) e Sandra Jovchelovitch (2008); das interfaces no campo empírico do Estado, políticas públicas, descentralização, justiça socioambiental, democracia, sujeitos e atores socioambientais de acordo com Alain Touraine (2008), Aloísio Ruscheinsky (2009), Pedro Jacobi (2002 e 2003), Enrique Leff (2001 e 2009), Isabel Carvalho (2004 e 2008). O estudo assinala contradições no que tange aos propósitos e contribuições da política mato-grossense de EA e as práticas realizadas no contexto da EEOM. Essa política parece estar distante, seja no campo da formação específica aos docentes, seja no aporte logístico aos projetos de EA. Todavia, os Projetos de EA observados contribuem para promover processos reflexivos e dialógicos junto aos sujeitos ambientais.