Autor |
Bicca Junior, Ramiro Lopes; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7055673268951866; |
Orientador |
Ramos, Eloísa Helena Capovilla da Luz; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5165417275334692; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
São coisas nossas: tradição e modernidade em Noel Rosa; |
Resumo |
O presente trabalho é um estudo sobre a obra do compositor Noel Rosa (1910-1937) e de como ela está relacionada com as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais que ocorreram no Brasil entre os anos 20/30 do século XX. Tem como objetivo concluir que Noel Rosa, indivíduo de classe média que interagia com os elementos populares e as classes mais baixas do Rio de Janeiro, representa, com suas canções, a interação entre o morro e a cidade, entre o tradicional e o moderno, contribuindo, assim, para caracterização e compreensão da formação da identidade brasileira no período em estudo. Assim, a partir da análise de suas letras, e da própria condição social de Noel Rosa, observamos que elas apresentam elementos, muitas vezes antagônicos, que representam as mudanças socioculturais pelas quais passava o Brasil naquele momento. Em sua obra estão presentes a ideologia da malandragem, característica dos anos 20, e a valorização do trabalho incentivada pelo governo pós-30, além de críticas ao progresso e à; |
Abstract |
The present paper is a study of the body of work of the composer Noel Rosa (1910-1937) and how it relates to the social, political, economic and cultural transformations which took place in Brazil between the 20’s and the 30’s of the 20th. Century. This paper aims at concluding that Noel Rosa, a middle class citizen who interacted with popular elements and lower social classes of Rio de Janeiro, represents, through his songs, the interaction between the slums and the city, between traditional and modern, contributing, therefore, to the characterization and understanding of the formation of the Brazilian identity during the mentioned period.
Hence, by analyzing Noel Rosa’s lyrics and his social condition, it can be observed that they display elements, often counteractant, which represent the socio-cultural changes Brazil was going through during that period. In his work, are present the “malandragem” (spiv) ideology, which is highly characteristic of the 20’s and the valorization of work, motivated by the gov; |
Palavras-chave |
cultura; música popular; modernidade; culture; popular music; modernity; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2009-09-23; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2182; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em História; |