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Experiências sociais e lógicas de ação política: etnografia da participação estudantil na escola pública

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Autor Silva, Rodrigo Manoel Dias da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9524885475616516;
Orientador Lopes, José Rogério;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5121360004451480;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Experiências sociais e lógicas de ação política: etnografia da participação estudantil na escola pública;
Resumo A presente dissertação apresenta um estudo sobre o alcance e a efetividade da participação estudantil na escola. Para realizarmos este trabalho, optamos por investigar as lógicas que fundamentam a ação política de estudantes nos canais de participação instituídos na escola pública estadual. Usamos como itinerário investigativo duas problematizações: Qual o alcance e a efetividade destes processos decisórios manifestos em canais de participação no âmbito da escola? Se, como nos mostrou a bibliografia, os canais funcionais de definição da participação na escola se romperam, então como atuam estas relações de poder (controles e hierarquias, aparentes ou difusos, na participação)? Estas indagações nos conduziram à realização de um estudo etnográfico sobre a participação estudantil em duas escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram interpretados a partir da perspectiva teórica da Sociologia da Experiência, em François Dubet, tendo como ferramentas analíticas as noções de experiênci;
Abstract This dissertation presents a study of both the range and the effectiveness of student participation in school. We have investigated the logics that found the political action of students in the participation channels instituted in the state public school. Two problematizations have been used as investigation paths: What is the range and the effectiveness of the decision processes in school participation channels? If, as the literature has shown, the functional channels that define participation in the school have been disrupted, then how have power relations been exercised (controls and hierarchies, whether apparent or diffuse, in that participation)? These questions have led us to an ethnographic study of student participation in two countryside public schools in Rio Grande do Sul. Data collected have been interpreted from the theoretical perspective of Sociology of Experience, according to François Dubet, and our analytical tools have been the notions of social experience and logics of action. The material;
Palavras-chave atores sociais; experiência; gestão escolar; lógicas de ação; participação estudantil; experience; logics of action; school management; social actors; student participation;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2008-11-06;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2143;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


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