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O dilema da cota: uma reflexão sobre as políticas de igualdade racial na universidade brasileira

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Autor Silva, Ronei Teodoro da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7509478135216903;
Orientador Gastaldo, Édison Luis;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2914147958220659;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título O dilema da cota: uma reflexão sobre as políticas de igualdade racial na universidade brasileira;
Resumo Com o objetivo de avançar o debate sobre a introdução de cotas na universidade, esta pesquisa analisa um caso de um sistema já implantado numa instituição de ensino superior. O trabalho articula, de forma sucinta, as idéias amplas da Antropologia e Sociologia, com o enfoque sobre a polêmica entre os termos raça e etnia. Procura-se entender o racismo através da teoria de fato social e a sua problematização do estigma na vida cotidiana. Há também um resgate histórico da presença do negro no Brasil e a construção de sua representação em nossa sociedade, que vai desde o declarado pensamento racista até o mito da democracia racial. Todo o embasamento teórico serve como pano de fundo para a análise dos dados empíricos, que tem como propósito contribuir para elucidação do “choque social” provocado pela proposta governamental da implantação de cotas;
Abstract In order to advance the debate on the introduction of quotas in university, this research analyzes a case of a system already deployed an institution of higher education. The work articulates, briefly below, the broad ideas of Anthropology and Sociology, with the focus on the controversy between the terms race and ethnicity. It tries to understand racism through the theory of a social fact and its problematization of stigma in daily life. There is also a history rescue of the presence of the black in Brazil and the construction of his representation in our society, which goes from the declared racist thinking to the myth of racial democracy. All theoretical background serves for the analysis of empirical data, with the aim of contributing to elucidation of the “social shock” caused by the proposals of governmental quota;
Palavras-chave cotas; desigualdades sociais; políticas públicas; universidade brasileira; negros; quotas; racial inequalities; university; black; public policy;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2008-03-24;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2139;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


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