Autor |
Silva, Dezir Garcia da; |
Orientador |
Gastaldo, Édison Luis; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2914147958220659; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Violência e estigma: bullying na escola; |
Resumo |
Esta dissertação investiga a violência manifestada através da prática do bullying. Combina dados quantitativos com qualitativos procurando entender como esse tipo de violência é percebida, entendida e representada pelos alunos/as no ambiente escolar, como vítimas, espectadores e agressores. Valendo-se das metodologias utilizadas, através de levantamento de dados, observação participante, relatos escritos e grupos focais, realizados com os alunos/as, esta dissertação apresenta um conjunto de reflexões sobre esse tipo de violência escolar, estendendo um convite ao leitor para participar do debate em torno desta temática tão necessária e urgente; |
Abstract |
This dissertation investigates violence on school bullying practices. It combines quantitative and qualitative data in order to investigate how this modality of violence is perceived, understood and represented by students on primary school settings, both as victims, spectators or offenders. Through the use of basic statistics devices, participant observation, written reports and focus groups, held in interaction with the students, this dissertation seeks to present a range of topics for discussion on school violence, inviting the reader to participate on such a necessary and urgent debate; |
Palavras-chave |
ambiente escolar; bullying; disciplina escolar; interação social; violência escolar; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2006-08-23; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2123; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais; |