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Autor Silva, Sandro Luiz da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2555593751246593;
Orientador Nedel, José;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7441893675348445;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A ética das virtudes de Aristóteles;
Resumo O presente trabalho tem por objetivo apresentar a ética das virtudes de Aristóteles. Partindo de alguns pressupostos como a classificação do conhecimento, a concepção antropológica do homem como um animal racional político, pretende-se apresentar as virtudes éticas e dianoéticas como o meio para chegar-se à felicidade, ou eudemonia (euvdaimoni,a). Será enfatizado o aspecto racional da ética de Aristóteles, sobretudo pela prudência como um elemento essencial para a vida virtuosa. A prudência embora seja uma virtude intelectual, é imprescindível para o êxito da virtude moral, pois para ser virtuoso o homem deve ser prudente, e para ser prudente ele deve necessariamente ser virtuoso. A ética de Aristóteles e toda a sua filosofia é caracterizada pelo finalismo da razão. Esse finalismo da razão é a teleologia que será identificada como o bem. Por fim apresentar-se-á a felicidade, ou o bem supremo, que as pessoas procuram conquistar por alguma das quatro formas de vida, ou seja a vida em busca da riqueza, do praze;
Abstract The objective of this work is to present the Ethics of Virtues from the greek philosopher Aristotle. According to some presuppositions like the classification of knowledge, the anthropological conception of man as a rational and political animal, it intends to present the ethical and intellectual virtues as the means to arrive to happiness or eudaemonia. It will be stressed the rational aspects of Aristotle’s Ethics, specially prudence as an essential element of virtuous life. Prudence, although being an intellectual virtue, is indispensable to the success of moral life, because to be virtuous man must be prudent and to be prudent he has necessarily to be virtuous. Finally, the four ways of life and happiness of the Aristotelian teleology will be presented emphasizing that contemplation is life’s perfect form. Some paradoxes of Aristotle’s Ethics will be appointed, and then some final conclusions will be presented.;
Palavras-chave felicidade; prudência; virtudes intelectuais; virtudes morais; ética; happiness; intellectual virtues; moral virtues; prudence; ethics;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2008-08-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2039;
Programa Programa de Pós-Graduação em Filosofia;


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