Autor |
Santos, Vanice dos; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7071557940601998; |
Orientador |
Fleig, Mario; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7504911408056066; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Como se dá a introdução à filosofia segundo Martin Heidegger?; |
Resumo |
Como se dá e que problemas apresenta o ensino e a transmissão da filosofia quando entendida e dividida em disciplinas escolares? Como é a filosofia compreendida, sua tarefa e sua essência nos modos em que é ensinada? Recobramos a concepção de ensino e o modo de transmissão da filosofia em alguns filósofos gregos. Por outro lado, retomamos o modo e o significado do filosofar introduzido por M. Heidegger, seja através do testemunho de seus alunos (H-G. Gadamer e H. Arendt), seja na exposição de sua concepção em seu ensino (nos Cursos de 1928-1929 e de 1929-1930), com a finalidade de formular elementos fundamentais do que seria o ensinar e o aprender filosofar. Heidegger aponta o caráter de ambigüidade que envolve o filosofar, tanto daquele que ensina quanto do que aprende. Esta ambigüidade revela o próprio caráter da verdade, que se enraíza no destino do Dasein e no caráter de velamento/desvelamento do ser. Despertar para o pensar, a partir do que interroga cada aprendiz e cada ensinante se apresenta como um ca; |
Palavras-chave |
ambigüidade; filosofar; ser; verdade; Martin Heidegger; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2005-03-28; |
Agência de fomento |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2019; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Filosofia; |