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A constituição da identidade profissional docente: formação e saberes

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Autor Spengler, Míriam Raquel Nilson Backes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4071548346694133;
Orientador Forster, Mari Margarete dos S.;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0946175067372667;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A constituição da identidade profissional docente: formação e saberes;
Resumo O presente estudo teve como objetivo principal responder à questão Como o sujeito professor se constitui enquanto docente. Para a compreensão do problema foram estudados aspectos da formação e saberes docentes tendo como base principal Tardif, Cunha, Gauthier, Pimenta e Garcia. O eixo central do trabalho girou em torno da identidade e identidade profissional docente que tiveram como base teórica os estudos de Nóvoa, Huberman, Lopes, Bauman, Dubar e Arroyo. O estudo de campo foi realizado com docentes de séries inicias com o uso de narrativas escritas em que os mesmos foram provocados, através de imagens, a escreverem. Para ajudar na compreensão do problema foram propostas as seguintes questões: Quem é o professor que atua nos anos iniciais? Qual sua identidade profissional? Como ele se tornou o profissional que é? Que impactos a formação deste profissional tem na sua prática e na construção de sua identidade? Nas análises evidencia-se a importância dos saberes experienciais na constituição da identidade doce;
Abstract This study aimed to answer the question How the teacher as a subject constitutes (her)himself as a teacher. To understand the problem, aspects of training and teacher knowledge were studied based mainly on Tardif, Cunha, Gauthier, Pimenta and Garcia. The central axis of the work revolved around the identity and the teacher professional identity that were based on theoretical studies of Nóvoa, Huberman, Lopes, Bauman, Dubar and Arroyo. The field study was conducted with teachers in primary grades with the use of written narratives in which they were provoked, through images, to write. To help in understanding the problem the following questions were proposed: Who is the teacher who teaches in the primary grades? What is his/her professional identity? How did he/she become the professional he/she is? What are the impacts of the training of this professional in his/her practice and in building his/her identity? The analysis pointed to the importance of experiential knowledge in the formation of teacher identity.;
Palavras-chave formação docente; narrativas; identidade profissional docente; narratives; teacher training; professional identity;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2010-06-17;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2009;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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