Autor |
Pires, Carla Maso Rodrigues; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5819058301535344; |
Orientador |
Knijnik, Gelsa; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8744369266395118; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A disciplina de matemática no currículo da Escola Técnica Presidente Getúlio Vargas: um estudo de narrativas de professores; |
Resumo |
O objetivo do presente estudo é discutir como professores de diferentes áreas do conhecimento do curso de Ensino Médio e do curso de Educação Profissional da Escola Técnica Estadual Presidente Getúlio Vargas de Santo Ângelo/RS descrevem a posição ocupada pela disciplina de Matemática no currículo escolar. As questões orientadoras da pesquisa são as seguintes: a) Como os professores descrevem as diferentes disciplinas do currículo da Escola Getúlio Vargas no que diz respeito à distribuição de carga horária da grade curricular nas modalidades de Ensino Médio e Educação Profissional; b) Como os professores descrevem a posição ocupada pela Matemática nas modalidades de Ensino Médio e Educação Profissional. O referencial teórico que embasou a pesquisa situa-se na vertente da Educação Matemática denominada de Etnomatemática e na área dos currículo escolar, a corrente filosófica denominada Positivismo, por encontrarem-se nela subsídios que possibilitam compreender as marcas do formalismo e abstração da Matemática es; |
Abstract |
The aim of the present study is to examine how high school and professional education teachers in different areas of knowledge of the Escola Técnica Estadual Presidente Getúlio
Vargas in Santo Angelo (RS) describe the rank occupied by Mathematics in the school curriculum. The guiding issues of the research are: a) How teachers describe the different
curricular subjects of the school regarding the timetable distribution in high school and professional education; b) How teachers describe the position of Mathematics in high school
and professional education. The theoretical references that guided the present research approach issues related to the teachings of Math and the school contents focusing on the
Positivism, as one can find the basis that allow for the comprehension of formalism signs and the abstraction of school mathematics. It focuses on the Ethno-mathematics, where important tools are found in order to analyze the research material. The place of research is the Escola
Técnica Estadual Presidente; |
Palavras-chave |
ensino médio; ensino técnico; educação matemática; high school; technical education; math education; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2009-09-25; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2008; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |