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Do contexto da influência ao contexto da prática: caminhos percorridos para a implementação da Lei nº 10.639/03 nas escolas municipais de Esteio-RS

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Autor Chagas, Wagner dos Santos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1657104011655026;
Orientador Molina, Rosane Maria Kreusburg;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2571450851374800;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Do contexto da influência ao contexto da prática: caminhos percorridos para a implementação da Lei nº 10.639/03 nas escolas municipais de Esteio-RS;
Resumo A pesquisa investiga como a política antirracista (Lei Federal 10.639/03) foi recontextualizada pelo magistério municipal de Esteio, representado pelo Grupo de Estudo sobre Africanidades no período de 2003 a 2008. Objetiva analisar como a lei Federal nº 10.639/03 foi recontextualizada no decorrer da prática do grupo de estudos formado por professores da rede municipal de ensino de Esteio. A pesquisa tem como principal marco teórico de referência o paradigma crítico e está respaldada nas idéias dos seguintes autores: Gramsci, Freire, McLaren, Pacheco, Triviños, Munanga, Bâ, entre outros. Tem como orientação e desenho metodológico o estudo de caso qualitativo. A coleta de dados no campo empírico foi realizada por meio da análise de documentos, da entrevista semi-estruturada e do diário de campo. Três professores colaboraram com o estudo e foram escolhidos por critérios de representatividade qualitativos previamente estabelecidos. No processo de análise dos dados, foram identificadas quatro categorias de anális;
Abstract The research investigates how the anti racism policy (Federal Law 10.639/03) was put into context by the municipal teaching body of Esteio, represented by the Group of African Study in the period of 2003 to 2008. The goal is to analyze how the Federal law nº 10.639/03 was adapted and put into the practice by a study group composed by teachers from the municipal education system of Esteio. Theoretically, the research follows a critic paradigm developed by the following theorists: Gramsci, Freire, McLaren, Pacheco, Triviños, Munanga, Baa, and others. In terms of methodology, the orientation is to value qualitative aspects using tools to collect data empirically such as documents analyzes, semi structured interviews, and field diaries or journals. Three professors collaborated with the study. Their selection was due to the fulfillment of established criterions. In the data analysis’ process, four categories were identified: The movement responsible for the group creation, Political Formation and Educational;
Palavras-chave ações afirmativas; ciclo de políticas; Lei Federal nº 10.639/03; affirmative action; cycle of policies; Federal Law nº 10.639/03;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2010-02-25;
Agência de fomento Bolsa para curso e programa de Pós Graduação;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2001;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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