Autor |
Kistemacher, Dilmar; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0841056110133458; |
Orientador |
Corsetti, Berenice; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7405584392319464; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Avaliação e qualidade da educação na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos/INEP (1944-1964); |
Resumo |
A pesquisa analisa a avaliação e a qualidade da educação a partir de artigos que foram publicados pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP). O recorte temporal da investigação abrangeu o período que se estende de 1944, ano de fundação da Revista, até o ano de 1964, momento da ruptura política no Brasil com o golpe civil-militar. A investigação compreendeu, portanto, o período denominado
pela historiografia de “experiência democrática”, e/ou de “populismo”. A Revista foi criada como órgão de divulgação de pesquisas pedagógicas pelo Instituto Nacional
de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. O estudo analisou o processo social e histórico de construção dos princípios pedagógicos para a educação, especialmente, no que se referiu às dimensões da avaliação e da qualidade do ensino. Constatou-se que a escola, enquanto instituição sistemática e moderna deveria trabalhar para atingir, de modo eficiente, seus fins e objetivos. Verificamos que o rendimento escolar era não só um desejo,; |
Abstract |
The research analyses the evaluation and the education quality from the articles that were published in the Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP). The time
frame of the investigation covered the period that goes from 1944, year of the magazine’s foundation, to 1964, moment of the political rupture in Brazil with the civilmilitary coup. The investigation worked with, therefore, the so-called by
historiography “democratic experience”, and/or “populism”. The Magazine was created as a publicizing means for the pedagogical researches developed by the Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. The study
analyzed the social and historical construction process of the pedagogical principles for education, especially, in what it referred to the dimensions of evaluation and teaching quality. It became clear that the school, as a systematic and modern
institution should work to reach, efficiently, its ends and goals. We noted that the educational efficiency was not only a desire,; |
Palavras-chave |
avaliação da
educação; política educacional; qualidade do ensino; RBEP; história da educação; education al avaluation; educational policy; quality of education; RBEP; history of education; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2010-02-26; |
Agência de fomento |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1999; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |