Autor |
Niches, Cláudia Cardoso; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1801003372260797; |
Orientador |
Sommer, Luis Henrique; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0019776177554544; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Significados do mal-estar docente entre professores de história; |
Resumo |
A presente dissertação se inscreve no amplo campo de pesquisa sobre formação de professores. Seu objeto de estudo é o mal-estar docente entre professores de história. Mais precisamente, a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, focalizo os significados que professores de história atribuem ao mal-estar docente. Baseada nas contribuições de Narodowski (1999), Nadorowski e Brailovski (2006), Zaragoza (1999), Aguiar e Almeida (2008), Arroyo (2004), Tardif (2002), Correia (2001), Garcia (2002), entre outros, focalizo o mal-estar docente articulado a ampla crise de sentidos na modernidade. Os objetivos da pesquisa que originou esta dissertação foram: a) Identificar elementos que têm referenciado a docência de meus sujeitos; b) Verificar como os professores de história entrevistados caracterizam o mal-estar e o contextualizam; c) Identificar algumas perspectivas no sentido da minimização, senão erradicação do mal-estar. O corpus de análise da pesquisa foi produzido a partir de entrevistas semi-estruturadas; |
Abstract |
The present dissertation aims at the broad field of research concerned to teachers’ training. Its objective of study is the discomfort among the teachers of History. More precisely, from a qualitative research approach, I focus the meanings that the teachers of History attribute to the discomfort among the teaching staff. Based on the contribuitions of Narodowski (1999), Nadorowski and Brailovski (2006), Zaragoza (1999), Aguiar and Almeida (2008), Arroyo (2004), Tardif (2002), Correia (2001), Garcia (2002), among others, I study the teaching discomfort articulating it to a great crisis in senses in the modern world. The objectives of the research that originated this dissertation were: a) to identify some elements that have supported the teaching staff lately; b) to verify how the teachers of History who were interviewed characterize and contextualize the discomfort; c) to identify some prospects aiming at minimizing or even vanishing this discomfort. The corpus of analysis for this research was developed fr; |
Palavras-chave |
história; mal-estar docente; formação de professores; history; teacher education; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2010-02-25; |
Agência de fomento |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1997; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |