RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Pedagogias produzidas por mulheres no Clube de Mães Mulher Gaúcha da zona rural de Santo Ângelo

Mostrar registro simples

Autor Lunardi, Karini;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8436079714353983;
Orientador Eggert, Edla;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8360909218928418;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Pedagogias produzidas por mulheres no Clube de Mães Mulher Gaúcha da zona rural de Santo Ângelo;
Resumo Esta dissertação de mestrado buscou identificar e compreender quais as pedagogias produzidas no Clube de Mães Mulher Gaúcha, da zona rural de Santo Ângelo, que contribuem para manter a participação em grupos orientados por entidades como a Emater/Ascar. O clube de mães tem sua sede no CTG Comandaí, no distrito de Comandaí, interior de Santo Ângelo, RS. Pretendeu-se, também, identificar o lugar do clube de mães na agricultura familiar regional; observar quais pedagogias têm sido produzidas e ainda analisar os efeitos da orientação da Emater/Ascar nesse clube de mães. A pesquisa é de cunho qualitativo e foi realizada a partir de observações participantes. A iniciação do estudo e aplicação dos grupos de discussão com gravações de aúdio e transcrições detalhadas, anotações em diário de campo e análise das transcrições dos grupos de discussão e também da documentação desse grupo de mulheres. Utilizamos três tópicos guias de discussão: o uso do dinheiro sempre em função da família; o pensar sobre si mesmas e sobre;
Abstract The present work aimed to identify and comprehend which pedagogies are produced at the mother’s club Mulher Gaúcha, in the countryside of Santo Angelo, which contributes to maintain the participation in groups oriented by entities like Emater/Ascar. The mother’s club has HQ is the CTG Comandaí, in Comandaí District, city of Santo Angelo. It was also intended to identify the place of the mother’s club in familiar agriculture; to observe which pedagogies have been produced as well as analyze the effects of Emater/Ascar’s orientation in this mother’s club. It was a qualitative research and it was achieved by the participants observation, the initiation of the study and appliance of the discussion groups with audio records and detailed transcripts notes in field diary and group transcripts analysis of discussion and also of the mother’s club documents. Three guide topics were used: money use in relation to family; the thoughts about the women and the group, as well as their work division in the families. The ref;
Palavras-chave mulheres rurais; pedagogias; agricultura familiar; pedagogies; rural women; familiar agriculture;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2009-08-31;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1981;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística