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Política pública para o acesso ao ensino superior: o ProUni no contexto do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UNILESTE-MG

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Autor Oliveira, Edna Imaculada Inácio de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3059471753040914;
Orientador Molina, Rosane Maria Kreusburg;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2571450851374800;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Política pública para o acesso ao ensino superior: o ProUni no contexto do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UNILESTE-MG;
Resumo A presente dissertação tem como foco um estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni), política pública que visa o acesso de estudantes à universidade. O Programa foi investigado do ponto de vista dos gestores e professores do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTE-MG), instituição privada localizada na cidade de Coronel Fabriciano, na Região Metropolitana do Vale do Aço. A política afirmativa, expressa em textos legais, e a luta do Movimento Negro pela conquista do acesso ao ensino superior, principalmente a partir dos anos 90, são os principais referenciais legais, políticos e históricos desta pesquisa. Os anos 90, marcados pelo processo de privatização, com destaque para o setor educacional, marcaram também o início do debate acerca da necessidade de reformas no ensino superior. O ProUni surge neste contexto, buscando atender as demandas de acesso à universidade. Esta pesquisa apresenta estudo de caso qualitativo, buscando identificar desafios e implicações do Programa no contexto da;
Abstract This desertation focus a study of a University Program ( Pro Uni) preblic public that intends the access of students in the University. This program was investigated by managers and teachers of the Centro Universitário do Leste de Minas Gerais ( UNILESTE-MG ) private institution situated in the city of Coronel Fabriciano in Vale do Aço. The affirmative politic expressed in legal texts, is a struggle of the black movement to get acess to college, mainly from 90th. These are the mainly legal references politc and historic of this survey. The 90 th was estabilished by the processo of privatization with a main point of the educational área and with the begining of a debate about the necessity of reformulation of college. The ProUni appears in the context, trying to assist those ones who want to study at college. This survey shows a study of qualitative case, trying to intentify the challenges and what the program implies in the context of UNILESTE-MG.Thus the objective is the permanence with quality of black stu;
Palavras-chave ensino superior; política afirmativa; ProUni; college degree education; affirmative politic;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2009-02-26;
Agência de fomento Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1973;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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