Autor |
Abreu, Elizete Santos; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3685388217142413; |
Orientador |
Eggert, Edla; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8360909218928418; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Histórias de vida de mulheres negras, professoras nas cidades de Caxias e São Luís do Maranhão; |
Resumo |
A pesquisa constitui um exercício de observar, nas narrativas de cinco mulheres negras, professoras, residentes nas cidades de Caxias e São Luís, ambas situadas no Estado do Maranhão, experiências teórico-metodológicas que possam nortear a prática pedagógica. O foco principal da pesquisa é analisar, nas experiências de vida das mulheres negras, professoras, construtos que possibilitem um caminhar para si, à luz dos pressupostos teóricos de Marie-Christine Josso (2004), que utiliza a narrativa como experiência formadora. Por meio da coleta de suas histórias de vida, tomaram-se como categorias de análise a infância, a escolarização e a formação/atuação profissional em forma de narrativas, objetivando perceber as aprendizagens de formação adquiridas desse período e como influenciam a atuação profissional. Como se utilizaram as abordagens de gênero, com enfoque feminista e de raça, para a análise interpretativa, houve o interesse de sistematizar as narrativas como ferramenta metodológica que se aproxime do método; |
Abstract |
This research is an exercise of observation of the theoretical-methodological experience that guide pedagogical practice, though the analysis of the narratives of five black women teachers, born in Caxias and São Luís, both cities in the state of Maranhão. The main focus of this research is to analyze, in the life experience of black women teachers, the constructs that provide their own path, following the theoretical background of Marie-Christine Josso (2004), which uses narratives as a formation experience. Through the study of their life stories, we analyzed the childhood, the education, and the professional experience in form of narrative, in order to perceive the learning formation acquired in this period and how it influenced on the professional practice. As we approached the interpretative analyses with bias towards race and the female gender, it was interesting to organize the narratives as a methodological tool that is close to the interpretative method presented by Mannheim (apud WELLER, 2005). We t; |
Palavras-chave |
educação; exclusão; participação; raça; feminismo; education; exclusion; participation; race; feminism; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2009-02-18; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1972; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |