Autor |
Machado, Glaé Corrêa; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3820659742723325; |
Orientador |
Forster, Mari Margarete dos S.; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0946175067372667; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Caminhos para a educação inclusiva: a construção dos saberes necessários na formação e na experiência de professores do município de Montenegro/RS; |
Resumo |
O objetivo desse estudo foi, a partir de narrativas de professores do município de Montenegro/RS, investigar práticas pedagógicas inclusivas, procurando compreender os saberes necessários aí construídos. A questão central indagava: Quais são e como podem ser construídos os saberes necessários à prática dos professores para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais? Para participar da pesquisa, selecionei cinco professoras dessa rede municipal de ensino, que atuam na Educação Básica nos níveis da educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos e no serviço do laboratório de aprendizagem e que, ao longo de suas carreiras, incluíram em suas práticas alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisa se fundamentou na abordagem qualitativa e apoiou-se em Aranha (2005), Mantoan (1997, 2005), Edler Carvalho (2006), Sassaki (1997), Mazzota (1987) e Delors (1998), Gauthier (2006), Pimenta (1999), Tardif (2002), Osório Marques (1988, 1990, 2003), Montero (2001) e Sarmento; |
Abstract |
This study aimed at investigating inclusive education practices, from what teachers of the city of Montenegro/RS said, trying to comprehend the knowledge needed, built there. The main question was: Which are and how can the knowledge needed for the practice of the teachers be built for the inclusion of students with special educational needs? For participating in the study, I selected five teachers from the municipal system of education, that work with basic education in the levels of kindergarten, elementary school, education for teenagers and adults and in the laboratory service of learning and that, during their careers, included in their practices, students with special educational needs. It was chosen a qualitative approach and the research was supported on Aranha (2005), Mantoan (1997, 2005), Edler Carvalho (2006), Sassaki (1997), Mazzota (1987) and Delors (1998), Gauthier (2006), Pimenta (1999), Tardif (2002), Osório Marques (1988, 1990, 2003), Montero (2001) and Sarmento (1994). From the analysis, it; |
Palavras-chave |
formação de professores; saberes dos professores; educação inclusiva; teachers’ formation; teachers’ knowledge; inclusive education; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2009-02-26; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1966; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |