Autor |
Riegel, Fernando; |
Orientador |
Cunha, Maria Isabel da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0157149133885713; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Saberes de docentes de um curso de graduação em enfermagem e as implicações das políticas públicas de saúde e educação; |
Resumo |
O estudo “Saberes de docentes de um Curso de Graduação em Enfermagem e as implicações das Políticas Públicas de saúde e educação” teve por objetivo conhecer os saberes que compõe a prática dos enfermeiros docentes na Universidade, no contexto das políticas públicas atuais. Os objetivos da pesquisa concentraram-se na análise dos saberes docentes, na identificação das suas fontes, verificando a influência dos saberes da experiência profissional nas práticas dos enfermeiros docentes. O intuito foi identificar como ocorre a produção e legitimação de saberes dos enfermeiros professores em suas práticas docentes, a partir de suas vivências na profissão de origem. Foram utilizados os princípios da etnografia para a realização da pesquisa, em forma de um estudo de caso. Os dados foram obtidos através de entrevista semi-estruturada com seis participantes, todos enfermeiros de formação e docentes de um Curso de Graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da região do Vale do Rio dos Sinos – RS,; |
Palavras-chave |
docência universitária; docente enfermeiro; ensino de enfermagem; saberes docentes; nurse teacher; nursing teaching; university teaching; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2008-12-16; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1961; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |