RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Os jogos cooperativos nas ações do Programa A União faz a Vida, na região do Médio Alto Uruguai/RS

Mostrar registro simples

Autor Moraes, Vera Lúcia Rodrigues de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5179820775202645;
Orientador Molina, Rosane Maria Kreusburg;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2571450851374800;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Os jogos cooperativos nas ações do Programa A União faz a Vida, na região do Médio Alto Uruguai/RS;
Resumo O estudo em questão objetiva investigar o impacto que os Jogos Cooperativos, nas ações do Programa A União a Vida, vem produzindo nos saberes e nas práticas docentes dos professores do ensino público da Região do Médio Alto Uruguai/RS, na perspectiva deste coletivo docente. A pesquisa foi realizada em quatro municípios, que implantaram o programa até 2004, do qual o resultado apresenta-se a médio/longo prazo. Os pressupostos que circunscreveram a pesquisa são: a) vivemos tempos de pautas sociais que têm potencializado posições individuais e fragilizado a escola, como espaço de experiências significativas de aprendizagem; b) os “jogos cooperativos” expressam uma experiência em “pedagogia da cooperação”; c) os docentes significam suas práticas, a partir da própria experiência; d) motivações e desafios advindos de espaços localizados fora dos muros do sistema oficial de ensino podem modificar saberes e práticas docentes sempre que os incluam em todo o processo. Os marcos teóricos que sustentam a concepção de Jog;
Abstract The study in objective question to investigate the impact that the Cooperative Games, in the actions of the Program the Union the Life, comes producing in knowing them and the practical professors of the professors of the public education of the Region of the High Medium Uruguai/RS, in the perspective of this collective professor. The research was carried through in four cities, that had implanted the program up to 2004, of which the result presents average it/long stated period. Estimated that they had circumscribed the research is: a) we live times of social guidelines that have potencializado position individual and fragilizado the school, as space of significant experiences of learning; b) the “cooperative games” express an experience in “pedagogia of the cooperation”; c) the practical professors mean its, from the proper experience; d) motivations and happened challenges of spaces located outside of the walls of the official system of education can modify to know and practical professors whenever they al;
Palavras-chave práticas docentes; saberes e fazeres; jogos cooperativos; practical professors; to know and to make; cooperative games;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2008-12-19;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1959;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística