RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Equipa: um coletivo docente reflexivo e transformador na escola pública

Mostrar registro simples

Autor Santos, Tatiana Schuhl dos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4873223206549982;
Orientador M.B.Fernandes, Cleoni;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0233489763906464;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Equipa: um coletivo docente reflexivo e transformador na escola pública;
Resumo O presente estudo tem por objetivo refletir sobre os processos envolvidos na construção de uma equipa docente de uma escola pública e organizada em ciclos de formação, da rede municipal da cidade de Lajeado-RS. Busca compreender as relações entre docentes que se dão no âmbito da escola, quais as negociações, concessões e atribuições que se fazem presentes mediante a constituição de um coletivo, e que podem tornar a escola um espaço dinâmico, porque constituído de pessoas que discutem, lêem, sonham e lutam por uma escola transformada e transformadora. A realidade da escola na atualidade, considerada por muitos como um espaço em crise e que tem urgência de transformar-se, é o ponto de partida desta viagem rumo à constituição da equipa docente, viagem que passa também, necessariamente, por outras paragens, sendo uma delas a escola reflexiva ou aprendente. A pesquisa envolveu sete professoras da escola, em encontros individuais e também em um encontro coletivo, e trouxe para a análise pontos nevrálgicos da rela;
Abstract This present study has for aim to reflect about processes involved in the construction of a teaching staff of a public school and organized in formation’s cycle, of the municipal network of the city of Lajeado-RS. The study goes for understand the relationships among teachers in the environment school, which are the negotiations, concessions and attributions that are present by the constitution of a collective, and can do the school a dynamic area, because it is constituded of people who talk over, read, dream and fight for a transformer and transformed school. Currently, the reality of school considered for many as a space in crisis and that has urgency to be transformed is the started point of this journey towards the organization of the teaching staff, journey that also pass, necessarily, through other places, being the reflexive school one of them. The research involved seven teachers at the school, in individual meetings and also in a collective meeting, and it brought some nerve points to the relation;
Palavras-chave escola reflexiva; formação contínua; equipes pedagógicas; continual formation; reflexive school; pedagogic staff;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2008-10-16;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1958;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística