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A interação em mundos digitais virtuais em 3 dimensões : uma investigação sobre a representação do emocionar na aprendizagem

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Autor Costa, Rosmeri Ceconi da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6738162109141454;
Orientador Schlemmer, Eliane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5391034042353187;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A interação em mundos digitais virtuais em 3 dimensões : uma investigação sobre a representação do emocionar na aprendizagem;
Resumo Esta dissertação, que teve como foco de investigação o Emocionar em mundos digitais virtuais em 3 dimensões – MDV3D, consiste no estudo teórico embasado, principalmente, na Teoria da Biologia do Conhecer de autoria de Humberto Maturana e Francisco Varela, articulada à interação dos adolescentes no Metaverso Second Life. Por um período de 5 semanas, com seis encontros, totalizando 20 horas, adolescentes do PEI – Projeto Esporte Integrado – da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, viveram e conviveram no Second Life com a proposta de conhecer e explorar MDV3D. O objetivo central desta investigação consistiu em compreender como os adolescentes representam o Emocionar, ao interagir nos MDV3D-SL, e como este se constitui enquanto ambiente provocador de aprendizagens, para a partir dessa análise buscar elementos de forma a propiciar o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. A pesquisa é de natureza exploratória qualitativa cuja metodologia adotada, foi a estudo de caso. Os instrumentos;
Abstract This dissertation, which focuses on Emotions in three-dimensional virtual digital worlds (3DVDW), consists of a theoretical study mainly based on the ideas presented by Humberto Maturana and Francisco Varela, in their Biology of Knowledge, articulated to adolescents’ interactions within the Second Life Metaverse (SL). During a period of 5 weeks, totallizing 6 meetings and 20 hours, adolescents who participate in the ISP - Integrated Sports Project - implemented by Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, lived and interacted within Second Life with the aim of getting to know and explore this 3DVDW. The main objective of this investigation was to understand how these adolescents represented Emotions, while interacting in the 3DVDW, and how this world acted as a learning-provoking environment. During such an analysis, elements to develop innovative pedagogic practices were sought. The investigation has a qualitative exploratory nature and consisted of a case-study. Data collection instruments were: que;
Palavras-chave espaço de aprendizagem; espaço de convivência digital virtual; mundo virtual; emocionar; coexisting virtual digital space; learning space; virtual world; emotions;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2008-08-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1957;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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